Visando comemorar o Dia Internacional da Mulher celebrado anualmente no dia 8 de março, a Secretaria Municipal de Saúde por meio do Departamento de Ações Programáticas planejou um cronograma com atividades voltadas para o público feminino e a sociedade em geral.

O projeto estará realizando diversas palestras, ações e serviços, bem como atividades educativas descentralizadas nos bairros da cidade de Rondonópolis assim como todas as unidades de Saúde estarão intensificando as ações voltadas à saúde da Mulher.

A ideia é proporcionar às mulheres e a sociedade em geral informações, visando alertá-las sobre seus direitos, valorizando-as enquanto pessoas inseridas na sociedade e repensando o seu papel como mulher independente.

Além de discutir o papel da mulher na sociedade atual como cidadã, trabalhadora e as vezes mãe, para tentar diminuir no intuito de um dia terminar com o preconceito e a desvalorização durante toda programação que durará onze dias.

O tema da primeira palestra com roda de conversa é “Em uma cultura de violência, quais vidas importam?” na sexta-feira (1) com início às 13h30 no Auditório do Tribunal do Júri no Fórum.

No mesmo horário da segunda-feira (4) terá uma palestra sobre “Sexualidade, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e Direitos da Mulher” no Salão Paroquial da Igreja do Jardim Ipiranga. Na terça-feira (5) o mesmo tema será debatido no Salão Paroquial da Igreja do Bairro Ezequiel Ramim. Na quarta-feira (6) o palco para a conversa sobre o assunto será no Salão Paroquial da Igreja do Bairro Sumaré e na quinta-feira (7) no Salão Paroquial da Igreja do Bairro Vila Verde.

Uma outra palestra com roda de conversa será realizada no Auditório do Tribunal do Júri no Fórum, na sexta-feira (8) dessa vez das 7h30 até meio dia com o tema “Supere-se”. No mesmo dia ocorrerá roda de conversa e dinâmica sobre o assunto “Mulher” às 13h no Salão Paroquial da Igreja São José Operário. Para finalizar as atividades do dia haverá uma cerimônia para entrega da Medalha Rosa Bororo na Câmara Municipal de Rondonópolis às 19h.

Durante o decorrer da terça-feira (12) será feita coleta do exame preventivo de Citologia Oncótica com as reeducandas da Cadeia Feminina em Rondonópolis. No dia seguinte (13), será ofertado a realização de testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatite B para mulheres em situação de prostituição no Núcleo dos Conselhos, Pastoral da Mulher Marginalizada, das 13 às 17h.

A palestra com roda de conversa do dia 15 (sexta-feira) será no auditório da UNIC com os temas “Lugar de Mulher é… A realidade naturalizada sobre o feminino” e “O atendimento multidisciplinar aos casos de Violência Doméstica” das 8h ao meio dia. Também na Unic, porém na outra sexta-feira (22) acontecerá a roda de conversa sobre o assunto “Violência contra mulher e crianças” das 13h30 até 16h.

Encerrando o calendário de atividades com chave de ouro, no dia 26 de março (terça-feira) será realizado o seminário sobre feminicídio na Câmara Municipal durante período integral com a palestrante Delegada e Subsecretária de Segurança Pública do Estado do Piauí, Dra. Eugenia Villa.

O projeto acontece em parceria com o Fórum (Vara da Violência Contra a Mulher), Promotoria e Defensoria Pública, Conselho da Mulher, CONDIVO (Conselho Distrital da Vila Operária), Polícia Militar e Rede Cidadã, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Delegacia da Mulher.

Outros parceiros são Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Desenvolvimento, SEST/SENAT, União Rondonopolitana de Associação de Moradores de Bairros (URAMB), Universidade de Cuiabá (UNIC), Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), em especial o Curso de Psicologia e Grupos de Convivência como NEATI/AATI/Cáritas.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)