Oito pessoas de uma mesma família foram contaminadas pela bactéria Clostridium botulinum, após ingerirem uma maionese preparada com milho em conserva. O caso aconteceu em Miguel do Guaporé, em Rondônia, durante o almoço de domingo (10).

A bactéria causa botulismo, doença rara e grave, podendo levar à morte. Dos oito pacientes, quatro estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Cacoal e uma no Hospital de Urgência e Emergência (Heuro), também de Cacoal. As outras três – um adulto e duas crianças – permanecem em São Miguel do Guaporé, porque não precisaram ser internadas.

“Horas após a pessoa ingerir o alimento contaminado já começa a apresentar visão dupla e em seguida uma paralisia progressiva, que atinge boca, olhos e os principais órgãos. Se não tratada pode levar ao óbito”, explicou Ivani Gromann, coordenadora em saúde de Cacoal, sobre os sintomas da doença.

Os membros da família que passaram mal após a ingestão do alimento contaminado precisavam ser medicados com o soro antibotulínico e foram transferidos para Cacoal. Como se trata de uma bactéria rara, o município não tinha a medicação disponível, que veio de avião da capital Porto Velho.

“Todos foram medicados com o soro ainda na segunda-feira, exceto a paciente que não está em estado grave. Ela segue internada no Heuro e a previsão é que o soro chegue hoje [quarta-feira, 13] de Brasília (DF), para que ela e os demais membros da família que não estão internados também sejam medicados”, afirmou Ivani ao G1.

A maioria das bactérias do Botulismo está presente em alimentos enlatados, por isso, suspeita-se do milho em conserva, mas todos os alimentos que estavam na geladeira da casa onde o almoço foi preparado estão sendo analisados, explicou a coordenadora.

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)