Mãe tem 17 anos e, segundo equipe médica, estava grávida há 29 semanas. Bebê nasceu com 1 kg e situação é ‘delicada’, diz hospital. Uma adolescente de 17 anos deu à luz um bebê prematuro extremo, nesta quarta-feira (6), sem ao menos saber que estava grávida. Ela deu entrada no Hospital Regional do Gama para fazer o teste de gestação mas, no laboratório, entrou em trabalho de parto.

A jovem foi atendida pela equipe do hospital e, segundo a Secretaria de Saúde do DF, passa bem. O bebê nasceu com 29 semanas – cerca de sete meses –, e pesando 1,050 kg.

Segundo a nota enviada, “a mãe chegou à unidade para fazer um teste de gravidez e, durante o procedimento, no laboratório, entrou em período expulsivo e deu à luz um bebê”.

A criança foi encaminhada à unidade de cuidados intermediários neonatal, e o quadro clínico é considerado delicado. Mãe e bebê são acompanhados por especialistas do hospital, segundo o governo.

Semana de prevenção

O caso aconteceu em meio à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, promovida pela Secretaria da Saúde do DF com o intuito de conscientizar a população sobre a gestação na juventude.

Entre janeiro e novembro de 2018, o DF registrou 4,2 mil partos de mães na faixa etária entre 10 e 19 anos. O número representa 11,78% do total de partos do período, segundo a Saúde do DF.

Ainda de acordo com a secretaria, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) – postos de saúde – podem ser procuradas para fazer o processo de pré-natal. Além disso, a gestante pode solicitar atendimento psicológico no próprio posto.

Fonte | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)