A Vale obteve decisão favorável que garante o reestabelecimento das atividades no Terminal da Ilha Guaíba (TIG), em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro. O terminal teve suas atividades suspensas na manhã desta quinta-feira (31) depois de a prefeitura alegar que não foram apresentadas as licenças ambientais.

O terminal apresentou todas as licenças ambientais válidas, e a prefeitura decidiu cancelar a ordem de interdição.

A interdição ocorreu após uma vistoria realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A ação contou com engenheiros ambientais, químicos, técnicos do trabalho, biólogos, a Polícia Militar, Guarda Municipal, além do prefeito Alan Costa. Foram inspecionados cerca de quinze itens e encontradas diversas irregularidades. Além da suspensão das atividas, a prefeitura de Mangaratiba também multou a empresa em R$ 20 milhões.

Segundo a prefeitura, a Secretaria de Meio Ambiente solicitou da empresa as licenças ambientais no dia 18 de dezembro de 2018, mas a Vale teria respondido que “as atividades de terminal marítimo no finger pier, que recebe navios e o transporte de passageiros [funcionários], estavam corretas, já que não há necessidade de licenciamento”.

Localizado na parte leste da Baía da Ilha Grande, o terminal foi construído em 1973 e recebe cerca de 40 milhões toneladas de minério de ferro por ano, que chegam de trem e são levados de navio ao Porto de Sepetiba, para exportação.

Fonte | Agência Brasil

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)