Há relativamente pouco tempo, escrevi um artigo sobre como optimizar o Ranking Alexa. Como havia referido, o Alexa.com é uma subsidiária da Amazon.com, que integra um medidor de tráfego e importância de uma determinada página web, tal como acontece com o PageRank do Google.

Este ranking Alexa, geralmente cresce de acordo com o número de utilizadores que visita uma dada página com a Alexa Toolbar instalada. O aumento do Ranking Alexa é importante exclusivamente como veículo comercial. Muitas redes e webmasters preocupam-se com o ranking Alexa das páginas, na medida em que o utilizam como um indicador do valor e relevância de uma determinada página.

As redes ReviewMe, Text Link Ads e Sponsored Reviews por exemplo, são apenas três das muitas redes de publicidade e marketing que têm em conta o ranking Alexa.

Infelizmente, o Ranking Alexa apresenta bastantes falhas a vários níveis. Começa por ser um ranking pouco credível em termos estatisticos, na medida em que apenas websites que são visitados por utilizadores que conhecem e fazem uso da Alexa Toolbar, atingem melhores rankings. Adicionalmente existem falhas em termos de compatibilidade por exemplo, uma vez que a Alexa.com ainda não disponibilizou uma versão compatível com Windows Vista.

No entanto, o ranking Alexa deverá ser tido como um factor de avaliação e poder comercial, que mede não só o volume de tráfego de uma dada página, como a relevância e peso da mesma. Isso em termos comerciais é um factor extremamente importante e positivo.

O Fique-Rico.com por exemplo, num espaço inferior a 3 meses, desceu duma posição de cerca de 3 milhões para uma posição 217,709. Acredito que este pulo deve-se ao facto de os conteúdos do Fique-Rico.com serem direccionados para bloggers e webmasters, um nicho de mercado que geralmente faz uso do ranking Alexa e da sua toolbar.

16 formas de melhorar o seu Ranking Alexa hoje!

Provavelmente algumas das formas ou técnicas de melhorar o ranking Alexa já foram descritas naquele primeiro artigo, embora eu ache que esta lista seja bastante mais precisa e amigável de diversas formas. Ainda assim, e independentemente das diversas técnicas que se apliquem, não há nada melhor do que produzir conteúdo de elevada qualidade. Só dessa forma é que você irá atrair leitores e utilizadores interessados em aprender consigo.

O aumento ou melhoria dos rankings é importante, mas nunca se esqueça que mais importante do que isso é a sua audiência. Trabalhe com ela e para ela, com qualidade e com dedicação. Os rankings são o trabalho de background.

1- Instalar a Alexa toolbar

Como já havia referido no primeiro artigo, instalar a Alexa toolbar irá ajudá-lo a aumentar o seu próprio ranking Alexa. Defina a sua página como homepage, pois isso irá fazer-lhe somar também, uns pontos extra.

2- Colocar o Widget no Website

Colocar o widget do ranking Alexa no seu website é outra das formas de promover o serviço e aumentar o seu ranking. O Alexa.com conta cada clique no widget como uma visita, e isso fará com que o seu ranking desça positivamente.

3- Aconselhe o serviço

Aconselhar a utilização da Alexa Toolbar é outra das formas de promover o serviço e aumentar o seu estatuto. Peça aos seus leitores para instalarem a barra Alexa e explique-lhes as vantagens da sua utilização.

4- Colocar a barra na empresa

Se trabalha numa empresa ou num escritório, que é utilizado por mais do que um computador, instale a Alexa toolbar em todas as máquinas. O mesmo em sua casa. Coloque a barra Alexa nos computadores de casa também. Interessante também, é definir em todos eles a sua página como homepage pré-definida.

5- Escreva sobre o Alexa

Se escrever no seu blog ou criar um blog dedicado somente ao ranking Alexa, os webmasters e bloggers irão ter todo o interesse em visitá-lo e em saber como aumentar ou melhorar o seu ranking Alexa. Isso logicamente, irá fazer com que receba mais visitas e melhore o seu ranking pessoal.

6- Coloque o seu link nas assinaturas

Se navegar em Fórums sobre Marketing ou Webmasters, utilize o link do seu website nas assinaturas. Dessa forma irá conseguir atrair mais alguns visitantes, que provavelmente fazem uso da Alexa toolbar.

7- http://www.alexa.com/data/details/traffic_details?url=https://www.giromt.com.br no seu website, substituindo o endereço pelo do seu website ou blog. Pode colocar o link escondido ou no final de cada post por exemplo. Cada clique será contado como uma visita, e é contada apenas 1 visita por IP.

8- Participe em comunidades Asiáticas

Ao que parece os Asiáticos são completamente fanáticos pela Alexa toolbar e pelo ranking Alexa. Procure e participe em algumas redes sociais ou forums asiáticos, onde terá de participar em Inglês provavelmente. Se conseguir atrair mais visitantes, o seu ranking irá com toda a certeza melhorar.

9- Crie uma secção de Ferramentas para Webmaster

No seu website ou blog, crie uma secção de ferramentas para Webmasters. Isso fará com que Webmasters e Bloggers o procurem e naveguem através de browsers com Alexa toolbar instalada. Nessas ferramentas de Webmasters recomendo claramente que inclua a Alexa toolbar.

10- Compre campanhas PayperClick

Adquirir e promover o seu website em campanhas de PayperClick como o Google Adwords, irá garantir-lhe um aumento gradual do seu tráfego, juntamente com a integração de tráfego orientado e utilizadores que sabem o que procuram.

11- Crie uma categoria Alexa no seu website ou blog

Criar uma categoria ou uma secção dedicada ao ranking Alexa, irá traduzir-se em mais tráfego. Além de aparecer melhor localizado em termos de motores de busca, estará a promover o serviço e fazer de forma indirecta, com que o seu ranking melhore.

12- Optimizar posts antigos

Se possui algum post mais antigo, que recebe dezenas ou centenas de visitas todos os dias, porque está bem posicionado nos motores de busca, aproveite-o colocando um widget ou um link para o ranking Alexa.

13- Compre links e banners

Ao adquirir links e banners em websites mais reconhecidos, nas áreas do marketing, make money e webmasters, você irá estar a aumentar o volume de tráfego directo, e a conduzir os seus utilizadores a uma leitura consciente e clara daquilo que eles necessitam. Poderá aproveitar para lhes recomendar a Alexa toolbar também.

14- Contracte um animador

Ou alguém que comente e anime o seu website ou blog através de comentários ou posts. Compre links nas assinaturas dos utilizadores, ou procure outra forma de promover o seu serviço, melhorando o seu ranking Alexa.

15- Fale com os administradores dos CyberCafés

e proponha por um valor mensal ou anual, instalar a Alexa toolbar em todos os computadores, e definir em todos eles a sua página como homepage. Embora este tipo de acordos não seja tão fácil de conseguir, tem repercursões muito interessantes e positivas.

16- Experimente os Alexa auto-surfs.

As auto-surfs do Alexa funcionam muito bem para websites recentes ou que tenham um ranking alexa muito elevado. Não aconselho no entanto, a sua utilização juntamente com outro tipo de publicidade contextual, como o Adsense.

Existem vários debates na blogsfera e em fórums internacionais sobre como aumentar ou melhorar o seu ranking Alexa. Neste caso aumentar será sempre pior, uma vez que o ranking funciona no processo inverso. Quanto menos ranking melhor. No forum DigitalPoint existe esta thread, onde se fala sobre a manipulação e as estratégias para melhorar o ranking Alexa. É uma questão de aprofundar a leitura e tentar aprender um pouco mais sobre este ranking.

Agora falando um pouco mais em termos pessoais, o que você acha do ranking Alexa? O seu ranking pessoal tem melhorado mensalmente ou estagnou? Comente!

Fonte: http://www.fique-rico.com/2008/04/15/16 … lexa-hoje/

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)