A Polícia Civil localizou o celular da merendeira Silvana Tertuliana Pereira, de 42 anos, no bairro Portal Caiobá, em Campo Grande. A vítima foi assassinada a facadas pelo animador de festas e pedreiro Jesus Ajala da Silva, de 46 anos, há 6 dias, após ele não aceitar o fim do relacionamento. Durante as buscas, nesta quinta-feira (17), a investigação também encontrou uma testemunha, que é a pessoa quem emprestou a carriola onde o assassino levou o corpo.

“Nós localizamos o aparelho celular da vítima, que Jesus havia descartado no próprio bairro. Além disto, também localizamos a senhora que emprestou a carriola para ele. Ela foi intimada, mas informalmente já confirmou a informação de que o acusado havia emprestado para carregar seus pertences”, afirmou a delegada Jennifer Estevam de Araújo, responsável pelas investigações.

Conforme a polícia, o aparelho será encaminhado para perícia. “Vamos aguardar o laudo. O celular foi encontrado no início desta tarde e ainda não foi analisado”, finalizou Jennifer.

Confissão do crime

Há dois dias, Jesus confessou o crime, logo após se apresentar na delegacia e ser confrontado pelas provas policiais. Em depoimento, ele disse que “ficou um tempo sem saber o que fazer com o corpo” e, por isso, a deixou no banheiro dele, por 35 horas, com uma faca cravada no peito. “Se ela não ficasse comigo, não ficaria com mais ninguém”, disse.

“Ele se apresentou na delegacia, com um advogado, dizendo que falaria somente em juízo. No entanto, diante as provas e até o sangue da vítima encontrado na pia dele, decidiu falar. A primeira coisa que disse era que, quando a vítima disse que não queria mais, ele iria tentar convencê-la a continuar e, se não aceitasse, ele a mataria”, afirmou a delegada.

Suspeito confessou matar merendeira ao não aceitar o fim do relacionamento em MS — Foto: Graziela Rezende/G1 MS

Suspeito confessou matar merendeira ao não aceitar o fim do relacionamento em MS — Foto: Graziela Rezende/G1 MS

Crime premeditado

O homem então pediu para ambos conversarem, marcando um encontro na casa dele, há uma semana, no bairro Celina Jallad, em Campo Grande. “Eles conversaram e ele a beijou, levando a vítima para o banheiro. Ali ele perguntou se eles continuariam o relacionamento, quando a vítima teria dito que não. Jesus premeditou o crime e havia deixado uma faca em cima da cama. Ele saiu, pegou o objeto e deu o primeiro golpe na região torácica, acertando o coração”, explicou Jennifer.

Em seguida, ainda conforme o depoimento do homem, deu mais três golpes e arrastou o corpo até conseguir fechar a porta. “Ele disse que se lavou na pia , se vestiu e foi para a casa de uma irmã, no Jardim Los Angeles. O homem ficou no local como se nada tivesse acontecido e retornou para casa, no início da madrugada, quando passou o último ônibus. Já em casa, ele viu que o corpo estava enrijecido e então pegou pertences dela, como o celular e uma bicicleta, se desfazendo da prova do crime”, comentou Araújo.

Ao retornar para casa, o homem disse que “continuou pensando no que faria com o corpo”, de acordo com a polícia. “Ele comentou que ficou tentando lembrar qual pessoa poderia pedir uma carriola, até se lembrar de uma conhecida. Para esta pessoa, ele disse que faria uma mudança e então pegou o objeto emprestado. O corpo da vítima foi enrolado em um cobertor e ele deixou em um terreno no Portal Caiobá, por volta da 1h de sexta-feira (11)”, ressaltou a delegada.

Homem confessou ficar com corpo da merendeira durante 35 horas na casa dele, diz polícia em MS — Foto: Fábio Rodrigues/TV Morena

Homem confessou ficar com corpo da merendeira durante 35 horas na casa dele, diz polícia em MS — Foto: Fábio Rodrigues/TV Morena

De acordo com a polícia, o próximo passo do homem foi retornar para casa e limpar todo o imóvel. “Ele disse que não lavou com vassoura e água, pois, chamaria a atenção dos vizinhos que também moram em Kitnets. O homem contou que usou uma bucha de cozinha mesmo, limpando tudo durante a madrugada. Ao clarear do dia, ele disse que pegou no sono e dormiu”, afirmou Jennifer.

Nas próximas horas, quem apareceu na porta do suspeito foi o proprietário do imóvel. “Ele ficou ali por um tempo, para cobrar o aluguel e viu por uma fresta da janela que Jesus estava ali, mas, o chamava e ele não acordava. Com certeza, estava exausto, por passar todo este tempo se desfazendo das provas do crime”, argumentou a delegada.

Delegada explicou detalhes do feminicídio envolvendo a merendeira em MS — Foto: Fábio Rodrigues/TV Morena

Delegada explicou detalhes do feminicídio envolvendo a merendeira em MS — Foto: Fábio Rodrigues/TV Morena

O criminoso então saiu do imóvel, levando apenas roupas e alguns pertences. “Ele foi para a casa da irmã novamente, após 3 dias do crime. Na segunda-feira, no entanto, saiu uma reportagem na televisão e o cunhado dele viu, dizendo ao homem: aqui você não fica, vai embora e pode se entregar para a polícia. Pouco tempo depois, ele foi até a delegacia e se entregou”, falou a delegada.

Ele possui antecedentes nos anos de 2003, quando agrediu com uma facada outra mulher em Aquidauana, a 131 km da capital sul-mato-grossense. Três anos depois, ele também ameaçou uma namorada de morte, quando esta decidiu terminar o relacionamento, ainda conforme a polícia. Além disso, tem passagens por roubo, furto e estelionato.

Jesus foi indiciado por feminicídio e ocultação de cadáver. A pena máxima pode chegar a 33 anos de reclusão. “O que mais chamou a atenção, no caso dele, é que ele parecia estar se gabando do fato de ter tentado destruir todas as provas do crime, porém falhou ao esquecer do sangue na pia, sem demonstrar remorso algum”, lamentou a delegada.

Filhas de merendeira morta por namorado deixaram cartas ao constatar sumiço da vítima em MS — Foto: Graziela Rezende/G1 MS

Filhas de merendeira morta por namorado deixaram cartas ao constatar sumiço da vítima em MS — Foto: Graziela Rezende/G1 MS

Filha deixou bilhete

Sem saber do assassinato da merendeira, uma das filhas dela pediu ajuda após um dia e meio em casa, com a irmã de 6 anos, no bairro Celina Jalad. A adolescente escreveu bilhetes e ligou para parentes em Ribas do Rio Pardo, a 84 km de Campo Grande, onde contou do sumiço da mãe.

“Em um primeiro momento, a suspeita era do ex-companheiro, que mora em Ribas do Rio Pardo. Mas, uma equipe foi até o local, conversou com ele e com familiares, constatando que ele não teria participação no crime. Em Campo Grande, os policiais conversaram com a filha de 12 anos, que contou da discussão da mãe e o Jesus, um dia antes do sumiço, além de nos ajudar a chegar até a casa dele”, explicou a delegada.

Ainda conforme o depoimento da menina, o criminoso teria falado que não aceitaria o fim do relacionamento. Já no dia seguinte, a merendeira saiu de casa, informando que encontraria com o homem para conversar e então as duas filhas ficaram em casa, na última quarta-feira (9), por volta das 13h (de MS). Uma hora depois, de acordo com a investigação, aconteceu o assassinato.

Entenda o caso

Jesus se entregou à polícia no fim da tarde dessa terça-feira (15). O corpo da merendeira, que estava no Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol), foi liberado no mesmo dia e velado em Dourados, na região sul do estado.

Vizinhos disseram aos investigadores que, dois dias antes do crime, o casal tinha discutido e que a merendeira ia com frequência na casa do namorado. A perícia esteve na casa e encontrou sangue de Silvana.

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)