As agentes comunitárias de saúde que atuam na região vinculada ao posto de saúde ESF Itamaraty I e II deram uma pausa no atendimento domiciliar na tarde desta sexta-feira (18) para atualizar os conhecimentos. Elas participaram de um treinamento de primeiros socorros ministrado por integrantes do Corpo de Bombeiros.

Queimaduras, desmaios, convulsões, intoxicação e hemorragia são alguns casos que as agentes podem se deparar enquanto estão realizando as visitas. Por isso, a coordenadora da unidade ESF Itamaraty II, Elissandra Ribeiro Silva, teve a ideia de reunir as profissionais para participarem da capacitação e estarem preparadas para qualquer eventualidade.

O ESF Itamaraty II tem 14 agentes trabalhando para cobrir uma região que abrange nove bairros: Jardim Serra Dourada, Vila Mariana, Vila Itamaraty, Jardim Reis, Jardim Mirassol, Santa Fé, Copacabana, Vila Castelo e Eldorado. Os moradores desses bairros agora contam mais esse apoio que o município oferece com profissionais capacitados para fazer os primeiros atendimentos antes de chamar por socorro.

De forma didática e muito participativa o tenente Roberto e o sargento Adilson do 3º Batalhão de Bombeiro Militar de Rondonópolis transmitiram teoria e técnicas sobre o que fazer quando se depararem com qualquer sintoma ocorrência durante as visitas. Duas informações são muito importantes ao prestar os primeiros socorros de acordo com os militares: manter a calma e saber os telefones para pedir ajuda, 193 dos Bombeiros e 192 do Samu.

“É muito importante saber estabilizar a paciente. Depois o trabalho fica por conta dos profissionais do Samu ou da equipe médica nas unidades, mas é essencial que elas saibam lidar com as eventualidades e poder estabilizar os pacientes”, explicou Elissandra.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)