Além de favorecer nossa concentração, a pintura nos ajuda a nos distrair dos problemas. Além disso, pode ser muito benéfica para trabalhar a motricidade fina, tanto em crianças quanto em idosos.

Pintar é uma atividade que todos fizemos alguma vez na vida. Quando somos pequenos, pintar é muito importante, pois é uma forma de expressão e comunicação, ás vezes em idades em que nem temos linguagem oral.

Autores de todas as épocas, países, culturas e classes sociais tem agraciado a humanidade com suas obras, mostrando o que acreditam, o que querem, sua forma de ver a vida, e constituindo assim a pintura como uma das grandes artes.

Benefícios comunicativos

Pintar ajuda no campo comunicativo, já que nos permite expressar de forma diferente o que sentimos, o que queremos, nossa visão sobre algo, etc. Através da pintura podemos manifestar múltiplos sentimentos, emoções e pensamentos.

Esta forma de comunicação é especialmente relevante em pessoas com deficiências, que tenham déficits na comunicação, em pessoas tímidas ou pessoas que não são capazes de comunicar-se verbalmente de forma fluída e natural.

Benefícios motores

O uso de diferentes utensílios necessários para pintar, como lápis, carvão ou pincéis, ajuda a desenvolver a motricidade fina,especialmente nas crianças. O manejo das mãos vai se aperfeiçoando à medida que se trabalha esta capacidade. Nos adultos, a motricidade fina se reforça.

Benefícios no cérebro

Nosso cérebro intervém ativamente na atividade de pintar. O hemisfério esquerdo de nosso cérebro, responsável pelas tarefas lógicas, está presente, assim como o hemisfério direito, responsável pela criatividade e a imaginação. Por isso, quando pintamos, estamos trabalhando com o cérebro e desenvolvemos sua capacidade.

Benefícios para nossa saúde mental

Nossa saúde mental é claramente beneficiada pela pintura. A pintura favorece a concentração, e nos ajuda a adquiri-la. Afinal, quando pintamos devemos estar centrados no que queremos transmitir, e não em outras coisas.

Além de nos ajudar a tirar da cabeça problemas e situações difíceisque podemos estar vivendo, enquanto fazemos algo relaxante e que nos permite ir a nosso ritmo e realizar composições livres.

Benefícios para nosso prazer e diversão

A pintura é algo que podemos fazer em companhia de outras pessoas. Assim, favorecemos as relações de amizade pois passamos um bom tempo com nossos amigos.

Em suma, é uma forma de estarmos dispostos, tranquilos, trabalhando com nosso cérebro e nos divertindo ao mesmo tempo.

Fonte | Melhor com saúde

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)