A Prefeitura de Rondonópolis por meio do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde realizará intensificação das coletas de citologia oncótica (papanicolau) e palestras sobre o Câncer do Colo do Útero durante todo este mês em alusão ao janeiro verde.

Os trabalhos serão realizados nas Unidades de Saúde com o objetivo de detectar precocemente os casos desse tipo de câncer e conscientizar a população sobre o mesmo, uma vez que é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no país.

Os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que 5.727 mortes ocorreram em 2015 (último ano disponibilizado) e as estimativas de 2018, indicam mais de 16.370 novos casos no Brasil.

Entre as ações está a conscientização da população sobre os fatores de risco para câncer de colo de útero como início precoce da vida sexual, que aumenta o risco de ter HPV (papiloma vírus humano); grande quantidade de parceiros sexuais também aumenta o risco de contrair HPV; presença de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como gonorreia, sífilis, clamídia ou HIV aumentam o risco do HPV.

Outros fatores são o sistema imunológico mais fraco, principalmente em pessoas que tem alguma condição de saúde que interfere em sua imunidade, faz com que o HPV tenha mais chances de se manifestar; tabagismo pode aumentar incidência de carcinoma de células escamosas; uso prolongado de pílula anticoncepcional (por mais de cinco anos); e, histórico familiar de câncer de colo de útero, dentre outros.

De acordo com a Gerente do Departamento de Ações Programáticas, Mariuva Valentin Chaves, ao final das ações espera- se que as usuárias do município recebam informações que possam contribuir para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer uterino.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)