Pesquisa indica que 64% dos entrevistados têm expectativa de um governo ótimo ou bom do presidente eleito. Dois terços dos brasileiros afirmam acreditar numa melhora na situação econômica em 2019.

Três em cada quatro brasileiros – 75% dos entrevistados – afirmaram acreditar que o presidente eleito Jair Bolsonaro e sua equipe estão no caminho certo em relação às decisões tomadas até agora, segundo uma pesquisa do Ibope divulgada em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira (13/12).

De acordo com a pesquisa, 14% dos brasileiros acham que Bolsonaro está no caminho errado e 11% não sabem ou não responderam à questão. Os dados também mostram que, quanto maior a renda familiar, maior o percentual dos que acreditam que Bolsonaro está no caminho certo – o índice é de 70% entre aqueles com renda familiar de até um salário mínimo e chega a 82% entres os que têm renda superior a cinco salários mínimos.

Entre os brasileiros ouvidos, 64% têm expectativa de que o governo de Bolsonaro será ótimo ou bom. Para 18%, o governo do presidente eleito será regular, para 4% será ruim, e para outros 10%, péssimo. Os 4% restantes não responderam ou disseram não saber.

Segundo o levantamento, os principais problemas do país são saúde (46% dos entrevistados) e geração de empregos (45%). Em seguida aparecem combate à corrupção (40%), melhoria da segurança pública (38%) e educação (32%).

Para 41% e 40% dos entrevistados, respectivamente, melhorar os serviços de saúde e combater o desemprego devem ser as prioridades do governo para 2019. Em seguida aparecem combater a corrupção e combater a violência e a criminalidade, ambos com 36%, e melhorar a qualidade da educação, apontada por 33%.

Além disso, dois terços dos brasileiros disseram acreditar que a situação econômica do país vai melhorar em 2019. Cerca de quatro em cada dez entrevistados (43%) afirmou que a segurança pública está entre os principais problemas que melhorarão no primeiro ano de governo de Bolsonaro. Em seguida figuram corrupção (37%) e desemprego (36%).

A pesquisa apontou também que a maioria dos brasileiros ouvidos aprova as indicações para compor a equipe de Bolsonaro, bem como as medidas que vêm sendo anunciadas pela equipe.

O levantamento encomendado pela Confederação Nacional da Indústria ouviu duas mil pessoas em 127 municípios entre 29 de novembro e 2 de dezembro. Bolsonaro foi eleito presidente, em 28 de outubro, com 55,13% dos votos válidos, contra 44,87% de seu adversário Fernando Haddad.

A análise divulgada nesta quinta-feira também fez uma avaliação do governo e da popularidade do presidente Michel Temer. Segundo a pesquisa CNI/Ibope, apenas 5% dos entrevistados avaliaram o governo de Temer como bom e ótimo, outros 18% disseram ser regular e 74% o consideraram péssimo.

Fonte | DW
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)