A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou nesta 6ª feira (30.nov.2018) que a bandeira tarifária para dezembro será verde, ou seja, sem custo adicional para os consumidores.

Segundo a agência, “a expectativa é a de que a estação chuvosa continue promovendo elevação do nível de produção de energia pelas usinas hidrelétricas”.

Por conta da estiagem nos últimos meses e da baixa nos reservatórios, os consumidores pagaram uma taxa adicional nas contas de luz desde maio.

Em novembro, a agência reguladora acionou a bandeira amarela, que representa cobrança de R$ 1 a cada 100 KWh consumidos.

Nos 5 meses anteriores, as contas de luz permaneceram com bandeira vermelha 2, patamar mais alto. A taxa cobrada foi de R$ 5 a cada 100 KWh consumidos.

SINALIZAÇÃO AO CONSUMIDOR

O sistema de bandeiras tarifárias foi instituído pela Aneel, em 2015, com objetivo de sinalizar ao consumidor o custo real da geração de energia elétrica.

As cores das modalidades –verde, amarela ou vermelha– indicam se haverá ou não acréscimo no valor da energia a ser repassada ao consumidor final.

A agência explica em quais condições cada bandeira tarifária é acionada

Fonte | Poder 360

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)