A NASA bateu o recorde de inflação mais rápida de um paraquedas da história. O feito foi alcançado após o teste com um paraquedas supersônico, que fará parte das missões do Mars 2020. Até que aconteça a viagem oficial, são feitos diversos experimentos com esse tipo de artefato, para garantir que ele conclua o pouso suave, e seguro, do rover na superfície a ser explorada. Na situação, o paraquedas foi embalado com uma carga útil e lançado por meio de um foguete chamado Black Brant IX. A separação dessa carga do foguete aconteceu apenas dois minutos depois de seu lançamento da Terra. Veja detalhes do teste no vídeo a seguir:

O paraquedas de quase 82 quilos e feito de fibras de náilon, Technora e Kevlar se soltou de seu cilindro em apenas um quarto de décimos de segundos. Enquanto atravessava a atmosfera terrestre a uma altitude de 38 quilômetros e uma velocidade de 1.8 Mach — ou 2.222 km/h —, foi alcançado um pico de quase 70.000 libras de força — cerca de 32.000 quilos. Isso, então, fez com que a inflação fosse tão rápida para um paraquedas desse porte. Com esse resultado, a NASA pretende usá-lo no Planeta Vermelho na missão Mars 2020.

Em comunicado oficial, o gerente de projeto da NASA, John McNamee, afirmou que “O Mars 2020 estará carregando a carga mais pesada até a superfície de Marte e, como todas as nossas missões anteriores a Marte, temos apenas um paraquedas e ele tem que funcionar. Os testes mostraram detalhes notáveis como o nosso paraquedas reagirá quando for implantado pela primeira vez em um fluxo supersônico acima de Marte. E, deixe-me dizer, parece lindo.”

Este foi o terceiro teste da NASA em busca dos melhores candidatos para auxiliar a missão marciana. Embora ele tenha ocorrido em setembro, somente agora a agência decidiu trazê-lo a público. A aterrissagem do rover Mars 2020 na superfície marciana está prevista para fevereiro de 2021. O veículo será responsável por investigar a existência de vida em Marte.

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)