Guarda costeira japonesa abre investigação para apurar causas do desaparecimento. Descoberta em 1987, ilha pode ter sido consumida pelo mar.  

Uma ilha que pertence ao Japão desapareceu sem que ninguém percebesse. O desaparecimento foi confirmado nesta sexta-feira (02/11) pela guarda costeira do país. Uma investigação foi aberta para determinar se o pequeno pedaço de terra foi consumido pelo mar.

Descoberta em 1987 pela guarda costeira, a ilha foi chamada de Esambe Hanakita Kojima. Sua área total nunca foi medida, no entanto, sua maior elevação era de 1,4 metro acima do nível do mar. O pedaço de terra era visível do extremo norte da ilha de Hokkaido, no norte do país.

“Não é impossível que uma pequena ilha simplesmente seja desgastada por elementos”, afirmou uma porta-voz da guarda costeira. “O desaparecimento da ilha pode afetar um pouco as águas territoriais do Japão”, acrescentou.

O Japão investe muitos recursos para proteger suas ilhas exteriores, principalmente o atol Okinotorishima no Pacífico, devido a interesses em suas zonas econômicas exclusivas (ZEEs). O país está envolvido em disputas com os vizinhos, China e Coreia do Sul, sobre a soberania de várias ilhas na região.

Propenso a terremotos e condições meteorológicas severas, o Japão não somente perde territórios devido a desastres naturais, como também ganha. Em 2015, uma faixa de terra de 300 metros emergiu do mar e se ligou à costa de Hokkaido.

Inicialmente, o fenômeno gerou temores sobre atividades sísmicas misteriosas, mas geólogos disseram que a faixa de terra, provavelmente, foi resultado de deslizamento que empurrou para cima a superfície submersa.

Em 2013, uma ilha vulcânica surgiu a cerca de mil quilômetros do sul de Tóquio, engolindo uma ilha que havia na região e aumentando seu território.

Fonte | DW

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)