O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) inaugurou nesta quinta-feira (25) a primeira Usina de Triagem de Resíduos (UTR) da região, que vai funcionar na estrutura do novo aterro sanitário do município.

A usina de triagem, é mais um passo para ajudar no desenvolvimento do meio ambiente local, na verdade a usina é um local onde os resíduos que vão ou não para o processo final de reciclagem possam ser devidamente separados dentro das regras de higiene, bem-estar e segurança.

A Usina vai proporcionar um descarte ecológico do material, com isso o material diretamente depositado no aterro pode diminuir e o volume de material reciclado aumentar, dando maior sustentabilidade ambiental.

A diretora geral do Sanear, Terezinha Silva Souza, foi mais longe e destacou que há ainda uma questão social no caso os catadores, que passarão a trabalhar em condições adequadas. “Antes eles estavam em uma condição muito ruim no antigo lixão, montamos uma estrutura provisória e estamos inaugurando essa estrutura nova e totalmente voltada para o trabalho deles”, destacou a diretora.

O diretor técnico da autarquia, Hermes Ávila, lembrou que os trabalhadores estavam em uma condição insalubre. “ O município se sensibilizou com a questão destes catadores e com isso eles vão trabalhar em um ambiente muito mais confortável”, destacou.

O prefeito Zé Carlos do Pátio fez questão de destacar os investimentos no setor não somente na questão dos resíduos sólidos, mas no saneamento básico em todo o município. “Estamos preparando a nossa cidade para o futuro, somos a primeira cidade de Mato Grosso com aterro sanitário, agora estamos com essa usina saindo na frente também e vamos fazer mais, estamos com 90 por cento de rede de esgoto, muito mais que a capital Cuiabá para se ter um exemplo”, explicou.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)