O candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, fez fortes críticas a seu adversário, o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, nesta 2ª feira (22.out.2018). Ele afirmou que seu adversário ‘não tem cultura democrática’ e que Bolsonaro ‘nunca administrou 1 boteco’, se referindo a sua capacidade de gerir o país.

O petista participou do programa Roda Viva, da TV Cultura.

Jornalista e apresentador do programa, Ricardo Lessa ressaltou os diversos convites feitos a Bolsonaro, que não quis participar, gravar vídeo ou receber uma equipe do Roda Viva em sua casa.

Durante entrevista, o candidato do PT criticou o fato de economistas associarem a alta de Bolsonaro nas pesquisas e a queda do dólar.

“O mercado não funciona assim. […] Os movimentos especulativos de mercado geralmente prejudicam o pequeno comprador. […] Se eu dissesse há 1 mês que iria privatizar tudo, o dólar iria cair e Bolsa subir. […] Bolsonaro diz que vai vender todas as estatais criadas pelo PT. Eu criei uma, que gerencia 47 hospitais universitários. Você vai vender para quem? As universidades vão ter que alugar leito hospitalar para capacitar nossos médicos? […] Eu estou concorrendo com uma pessoa que nunca administrou 1 boteco”, afirmou.

Ainda sobre a propagação de fake news e a denúncia de que empresários estariam envolvidos, Haddad defendeu a abertura de 1 inquérito imediato e busca de computadores.

“Se fôssemos naquelas 4 empresas e fizéssemos apreensão dos computados, com a ajuda do WhatsApp veríamos quem comprou isso. Poderíamos ter pedido prisão preventiva. Caixa 2 é mais grave que corrupção. […] Se fosse identificado 1 único contrato… 12 milhões de reais, a 4 centavos a mensagem, quantos brasileiros receberam mensagens caluniosas a respeito de mim e da minha vice?”

Questionado sobre a manutenção da democracia, Haddad afirmou que está tentando alertar o cidadão do que ‘pode acontecer com o Brasil no dia 28 de outubro’.

“Meu adversário é uma pessoa que cultua a tortura […] que falou que os nordestinos deveriam comer capim. Uma pessoa dessas não tem uma tradição que respeite a grande jornada de redemocratização. Eu sempre fui amante da democracia. O filho [de Bolsonaro] disse que fecharia o STF, com cabo e soldado, e sem demérito aos 2. Ontem, na avenida paulista, disse que iria eliminar os seus opositores, que deveriam escolher entre cadeira ou exílio”, disse o petista.

Sobre os apoios que recebeu no 2º turno, Haddad afirmou que não houve falhas.“Todo mundo que lutou pela democracia sabe os riscos que estamos correndo. Ele já disse que não vai respeitar autonomia do Ministério Público. Então, há sim 1 amadurecimento cada vez maior dessa ameaça”. Haddad ainda elogiou Marina Silva, que declarou apoio nesta 2ª.

O petista ainda destacou que Bolsonaro é ‘uma ameaça de interesse nacional’ e que Ciro Gomes (PDT), 3º colocado no resultado do 1º turno, sabe disso. “Espero que o Ciro dê 1 alô de onde ele estiver, porque é importante para o Brasil que ele se manifeste”.

Em relação a uma série de mudanças que aconteceu entre os 2 turnos, como recuo de alguns pontos do plano de governo, a retirada do vermelho do PT e da imagem do ex-presidente Lula, o presidenciável afirmou que sempre houve mudanças no layout da campanha.

“Nas 4 vezes que fomos para o 2º turno, nós mudamos o layout da campanha. Em 2002, 2006, fizemos isso. […] Não tenho dificuldade de dizer da minha relação com Lula, considero ele o melhor presidente do país. […] Jamais vou negar minha filiação, meus apoios. […] Eu sou constitucionalista, enquanto houve recurso, a pessoa não deve ser considerada culpada. Certamente teve pessoas [do PT] que usaram o financiamento de Caixa 2 para enriquecer.”

O candidato, questionado sobre 1 possível exagero do PT sobre a candidatura de Lula, Haddad afirmou que a “esperança do partido era de que algum organismo internacional de manifestasse”.

“Pra nossa surpresa, a ONU se manifestou. É muito raro você conseguir uma liminar da ONU. […] O mérito vai ser julgado em março, pelos 18 integrantes da comissão. Mesmo sendo liminar, é muito raro a ONU se valer de 1 tratado internacional para recomendar autoridades locais para que tomem uma decisão. Imaginamos que tinha uma chance de manter sua candidatura com isso”, disse.

Fonte | Poder 360

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)