A Prefeitura de Rondonópolis por meio da Secretaria de Saúde oferta diariamente a vacina contra a febre amarela em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). De acordo com a secretária da pasta, Izalba de Albuquerque, a vacina é de rotina e por isso está sempre disponível como parte do calendário nacional de vacinação.

As pessoas que ainda não estão imunizadas contra a doença, podem procurar a unidade de saúde mais próxima de onde mora para garantirem a proteção, válida pela vida toda. Para vacinar é necessário levar a carteira de vacinação e o cartão de usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Não é recomendado a vacinação para crianças menores de nove meses, mães em fase de amamentação, gestantes e idosos, assim como pessoas com baixa imunidade, com exceção daquelas que receberam orientação médica de serem vacinadas.

A febre amarela comum no Brasil é do tipo silvestre causando entre os sintomas febre súbita, calafrios, dores nas costas ou mesmo no corpo todo, dor de cabeça, náuseas, vômito e cansaço. Em quadros extremos, o paciente apresenta febre alta e icterícia – que é a cor amarelada na pele – hemorragia e insuficiência múltipla dos órgãos. Ao observar esses sinais, o indivíduo deve procurar um médico para ser examinado e fazer um diagnóstico.

É possível contrair a doença estando em contato com uma área silvestre, sem estar imunizado e após ser picado pelo mosquito contaminado. Ao contrário do que grande parte da população acredita, o macaco não transmite a enfermidade. Somente mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, quando infectados pelo vírus, podem transmitir a febre amarela tanto ao animal quanto a um humano.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)