O MP-MG (Ministério Público de Minas Gerais) e a Fundação Renova fecharam, nesta 4ª feira (3.out.2018), acordo para indenizar as vítimas do desastre ambiental causado pelo rompimento da barragem de Fundão, da Samarco. O acidente aconteceu em 5 de novembro de 2015, na cidade de Mariana, em Minas Gerais.

Pelo termo, cada morador poderá negociar diretamente com a Renova sobre o valor a receber. O acordo foi assinado com a mineradora Samarco e as controladoras Vale e BHP Billiton, na 2º Vara da Comarca de Mariana. Cerca de 3 mil pessoas já estão cadastradas.

O acidente foi uma catástrofe para o ecossistema da região. A fauna e a flora foram destruídas. A água enlameada da barragem destruiu o distrito de Bento Rodrigues e 19 pessoas morreram.

A promotoria informou que o acordo atende ao pedido das vítimas que não concordaram com os termos de indenização firmados para o restante da bacia do Rio Doce.

PRAZOS

Estima-se que até fevereiro de 2019 os cadastros sejam todos feitos. Logo depois, começa o prazo de 3 meses para que a Fundação Renova apresente as propostas que serão concluídas em até 1 ano.

Fonte | Poder 360
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)