Um mês inteiro de trabalho voltado para a prevenção do câncer e a promoção da saúde da mulher. Assim vai ser o mês de outubro em todas as unidades de saúde de Rondonópolis que aderiram à campanha Outubro Rosa. A unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) do jardim Ypê foi onde começaram as atividades nesta quarta-feira (03).

As pacientes que cuidam da saúde nesta unidade agendaram o atendimento e começaram a tarde ouvindo a equipe composta pela médica, enfermeiro, nutricionista e psicóloga que fizeram mini palestras contextualizando cada área com a promoção da saúde, a prevenção de doenças e a importância da realização de exames preventivos.

O bate papo com a nutricionista deixou as pacientes à vontade para trocarem experiências sobre como cada uma faz para ter uma alimentação mais saudável e conheceram como, por meio do consumo de determinados alimentos, podem ter uma vida mais saudável e até combater inflamações que podem gerar um câncer.

A médica que atende no ESF, Cassiane Lugli Dal Agnol destacou que fazer o acompanhamento médico e a realização de exames é a melhor forma de cuidar de saúde. “O único exame que faz o diagnostico exato da presença do câncer é o preventivo. As mulheres têm que aproveitar os horários especiais para fazer os exames e acompanhar a saúde”, ressaltou.

Durante todo o mês os profissionais das unidades de saúde vão fazer a coleta de material para o exame de prevenção do câncer de colo de útero, o exame clínico das mamas para a detecção de nódulos e também fazer um acompanhamento com nutricionistas e psicólogos parceiros dos Núcleos de Atenção à Saúde da Família (Nasf).

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)