Mais de 300 cães e gatos já foram castrados gratuitamente pelo programa instituído pela Prefeitura de Rondonópolis. O programa teve início em maio deste ano e estavam sendo castrados quatro animais por dia. Neste mês de outubro o número de animais castrados por dia aumenta para cinco e a partir de dezembro para 12.

O programa de destaque no cenário mato-grossense visa estimular a posse consciente e a Unidade de Controle de Zoonoses (UVZ) ainda está cadastrando animais que precisam passar pelo procedimento de castração. Para isso, o proprietário do cão ou gato (maior de 18 anos) deve procurar a UVZ para fazer o cadastro com documentos pessoais. Eles vão para a fila de espera e quando chega a hora da castração são comunicados para levar os animais.

Os proprietários dos animais que estão prontos para serem castrados são então comunicados pela equipe da UVZ para que levem os cães ou gatos até a Unidade de Vigilância em Zoonoses no dia indicado. Após a castração e recuperação do animal, são novamente comunicados para buscá-los.

É importante, segundo o coordenador da UVZ, Kleysller Wilon Silva, ressaltar que em clínicas particulares o valor de uma castração é de aproximadamente R$ 400, e com o programa da Prefeitura de Rondonópolis a castração é feita gratuitamente.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)