Uma quadrilha que aplicava o golpe do envelope vazio e explodia caixas eletrônicos para pedir ressarcimento ao banco foi presa na manhã desta sexta-feira (28) na ‘Operação False Flag’, em Cuiabá.

Segundo a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), foram cumpridos três mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão.

A operação é resultado de investigações sobre as ações criminosas contra uma agência alvo de ataque na região Central de Cuiabá.

Criminosos explodiram os caixas eletrônicos de uma agência do banco na Rua Barão de Melgaço, no Centro de Cuiabá, na noite do dia 26 de agosto deste ano.

Naquela ocasião, caixas eletrônicos, portas, vidraças e o teto foram destruídos.

Operação False Flag foi realizada pela GCCO — Foto: Polícia Civil de Mato Grosso/Assessoria

Operação False Flag foi realizada pela GCCO — Foto: Polícia Civil de Mato Grosso/Assessoria

A investigação apontou que o grupo usava explosivos para destruir o terminal de autoatendimento e ocultar depósitos vazios realizados anteriormente. O crime de estelionato pretendia fazer o pedido de ressarcimento ao banco.

Conforme a GCCO, o grupo comprava produtos pela internet e negociavam os pagamentos por meio de depósito bancário. Eles pediam as contas dos vendedores e faziam o depósito sempre após o fechamento da agência.

A quadrilha colocava envelopes vazios e, na parte da madrugada, outros membros do grupo explodiam os caixas eletrônicos para disfarçar o golpe.

De acordo com a delegada à frente da investigação, Juliana Chiquito Palhares, os presos foram indiciados pelos crimes de explosão, tentativa de estelionato, associação criminosa e emprego de artefato explosivo.

Os detidos serão apresentados em audiência de custódia no Fórum de Cuiabá.

False Flag

‘False Flag’ faz referência a operações conduzidas por governos, corporações, indivíduos ou outras organizações que aparentam ser realizadas pelo inimigo, de modo a tirar partido das consequências resultantes. O nome é retirado do conceito militar de utilizar bandeiras do inimigo.

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)