Assim como o seu cabelo, a fibra das roupas também precisa de cuidados para manter as suas propriedades originais.

Cuidar bem das roupas não é só uma questão estética. Todo mundo tem aquela peça favorita, que está quase andando sozinha de tanto que a gente usa. Manchas e fibras quebradas, porém, limitam a vida útil dos tecidos – e o ato de lavar as roupas, se não for feito com cuidado, pode acelerar esse processo.

Ninguém aqui vai sugerir que você pare de lavar a roupa, é claro. A solução, então, é aprender como lavar sem desgastar os tecidos. No fim das contas, você usa as roupas mais vezes e gasta menos. Na correria do dia a dia, muita vezes nos esquecemos desses cuidados. Mas, com algumas dicas simples, você preserva suas peças favoritas e ainda economiza.

Use amaciante

Assim como o seu cabelo, a fibra das roupas também precisa de cuidados para manter as suas propriedades originais. O uso do amaciante Comfort Intense, por exemplo, previne os sinais de envelhecimento das fibras, evitando a formação de bolinhas, desbotamento e a perda de forma das roupas.

Não misture roupas muito diferentes

Lave preferencialmente roupas de cores similares. As roupas escuras devem ser colocadas na máquina do lado do avesso, para evitar que aqueles pelinhos de outras peças fiquem presos à parte da frente. Também não misture roupas de cama e de banho com itens pessoais.

Toalhas, fronhas, lençóis e colchas são volumosos e precisam ser lavados juntos para encherem por completo o compartimento da máquina. Ao lavar toalhas de mesa e panos de prato, retire as migalhas antes, para evitar que caiam na máquina, entupindo e sujando filtros e cantinhos. Caso estejam engordurados ou com manchas, deixe-os de molho no sabão antes.

Lavagem a mão

O bom e velho tanque não deve ser deixado de lado. É sempre melhor lavar à mão itens mais delicados e roupas íntimas. Eles podem sofrer danos na máquina e ficam mais desgastados quando lavados várias vezes no eletrodoméstico. Se você não tiver um tanque em casa, escolha sempre o ciclo para roupas delicadas em sua máquina.

Estenda com cuidado

Depois de lavar, tome cuidado para que as peças sequem corretamente. Veja se elas estão esticadas e se o ar está circulando. Distribua bem o peso das roupas para que elas não fiquem deformadas. Se for possível, coloque peças como camisas e vestidos em cabides. Além de economizar espaço, ela ficam mais fáceis de passar.

Guarde as roupas corretamente

Outro fator importante para que as roupas durem mais é a maneira de guardá-las. Sempre que for possível (e o espaço no seu armário permitir), guarde tudo em cabides. Evite encher demais as gavetas para que as peças não fiquem amarrotadas. E essas dicas não valem só para roupas lavadas e passadas. Depois de um usar um look, no fim do dia, não deixe tudo jogado. Dobre e pendure os itens usados para que eles durem mais.

Fique atento ao que as roupas estão te falando

Pode parecer meio absurdo, mas, se você quer aumentar a vida útil das suas roupas, preste atenção ao que tem estragado suas roupas antigas. Por exemplo: suas calças jeans ficam frequentemente marcadas na região dos bolsos? Pode ser o celular. As camisetas ficam danificada na parte de baixo? Pode ser que o cinto esteja raspando nela… Como qualquer coisa na vida, é preciso aprender com os erros e não repeti-los.

Não cuide só da roupa, cuide da máquina, também!

Uma máquina em perfeito estado não vai causar danos às suas roupas. Lembre-se de conservá-la sempre limpa, para que resíduos de outras lavagens não agarrem às suas peças, danificando-as ou mesmo sujando-as. Para manter o bom funcionamento da máquina, recomenda-se uma limpeza mensal, pelo menos. Coloque a máquina para funcionar no ciclo normal, com nível máximo de água e com um litro de alvejante, sem as roupas. Não esqueça de realizar, também, a manutenção preventiva com um técnico, uma vez a cada dois anos.

Máquinas de lavar, em geral, também consomem muita energia. Portanto, vale apostar em um aparelho com a categoria A do Selo Procel de Economia de Energia, que aponta os mais eficientes. Se por um acaso sua máquina não estiver nessa categoria, fique de olho e tente otimizar o seu uso, acionando-a menos e colocando mais roupas para bater.

Fonte | Huffpost Brasil
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)