A sessão de quimioterapia de uma paciente precisou ser suspensa por falta de medicamento no Núcleo de Terapia Especializado em Cancerologia (Nutec), na Santa Casa de Rondonópolis. Francisca Pinto de Oliveira faz tratamento contra o câncer de mama há oito meses e faria a última sessão de quimioterapia nessa terça-feira (26).

A Santa Casa informou que o pagamento ao Nutec para a compra dos medicamentos foi realizado e os remédios foram comprados nessa terça-feira (26). Segundo a assessoria, a paciente deve passar pela quimioterapia ainda esta semana.

De acordo com Francisca, ela já realizou sete sessões de quimioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a cirurgia já está previamente marcada. No entanto, se a sessão de quimioterapia não for feita a tempo, a cirurgia deve ser remarcada.

“Me informaram que não repassaram o dinheiro para comprar o medicamento. É muito triste, porque a gente vem ansiosa para terminar logo e ver um bom resultado. É um tratamento que não pode ter intervalo, o câncer não espera”, lamentou.

Segundo a filha de Francisca, Erica dos Reis Oliveira, a família está desesperada e tentou a fazer a última sessão particular, mas não foi possível.

“Eles falaram que não poderia fazer isso, pois ela é paciente do SUS e pode dar problemas para eles. As pessoas chegam doentes, elas querem tratamento, não podemos ficar esperando”, disse.

Francisca disse que o Hospital não informou qual o remédio que está em falta, apenas pediram para ela esperar.

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)