Vale refletir sobre como tornar a vida mais tranquila resolvendo com habilidade e rapidez os problemas que nos aparecem.

Claro que não existe fórmula mágica, cada um precisa encontrar a sua maneira de resolver seus problemas. Lembrando esse pensamento de Carl Jung: “O sapato que se ajusta a um homem aperta o outro; não há nada para a vida que funcione em todos os casos”.

No entanto, quando estamos envolvidos emocionalmente nos problemas, muitas vezes, temos dificuldade de encontrar um raciocínio lógico que nos dirija para ações construtivas. Foi assim que pensei em apresentar algumas dicas gerais que podem facilitar a reflexão necessária para cada pessoa encontrar suas próprias alternativas.

Vamos a elas:

1. Aceite o problema

Esse é o primeiro passo. Afinal, como resolver algo que você ainda nega? Enquanto resistimos a aceitar que o problema existe, desperdiçamos grande energia e, pior, alimentamos ainda mais seu prejuízo. Direcione suas energias de forma a encontrar alternativas positivas para resolver as questões da melhor forma possível.

2. Identifique a amplitude do problema

Preocupações acabam por distorcer a amplitude das situações difíceis. Tente não alimentar pensamentos negativos sobre o assunto. A mente, nesses casos, pode se confundir aumentando a extensão do problema. Tente ser mais racional e analise melhor a situação.

3. Procure novos conhecimentos

Conhecer melhor a questão pode diminuir a ansiedade e a insegurança para o enfrentamento do desafio que se apresenta na sua vida. É muito interessante colher subsídios que ajudem você a refletir com mais clareza. O conhecimento afasta o medo em torno de um problema.

4. Tenha sempre um plano “B”

Você não sabe o que realmente funcionará antes de tentar. O que pode parecer uma boa solução na teoria, pode não funcionar na prática. Então, foco na solução para criar mais alternativas. Se a primeira não funcionar, experimente outra e assim por diante. Não se esqueça que o abecedário não termina na letra “B” e continue criando opções.

5. Afaste o dever de estar certo

Estar totalmente certo em tudo o tempo todo é um grande desperdício de energia, até porque isso é impossível. Liberte-se dessa carga e, certamente, sua mente estará mais preparada para encontrar a solução que você precisa. A necessidade de estar certo pode fazer você desconsiderar soluções que são exatamente as que você precisa.

6. Use a Lei de Parkinson

Já ouviu o ditado: “O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização”. Essa é a Lei de Parkinson que você pode usar a seu favor colocando urgência nas suas ações. Quem tem muito tempo, não tem tempo para nada. Pare de procrastinar, concentre sua mente no sentido de procurar soluções e aja.

7. Aproveite a experiência

Você pode desenvolver algo de positivo para a sua vida aproveitando as lições que as dificuldades apresentam. Quando vencemos um desafio nos tornamos mais fortes e preparados para os novos desafios que virão. E mesmo quando, de alguma forma, somos vencidos, a experiência também pode ser de grande valia para as nossas vidas. Aproveite as dificuldades e cresça com elas.

Vale lembrar que muitos de nossos problemas são criados por nós mesmos. Por isso você pode se poupar sendo mais proativo, pensando antes de falar e tentando relevar o que for possível. Muitos problemas estão de alguma forma relacionados com outras pessoas, então uma boa maneira de criar menos problemas é melhorar suas habilidades sociais.

Fonte | Familia.com.br
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)