Um estudo recente tentou delinear o que os pesquisadores acreditam ser as 4 principais personalidades humanas.

Você sabe identificar a sua personalidade? Seja por meio da leitura de horóscopos ou questionários que aparecem nas redes sociais, nós estamos sempre em busca de uma sensação de identificação e pertecimento. Não raro as pessoas procuram por testes, como o Indicador Tipo Myers-Briggs, para identificar a sua personalidade.

Um estudo recente tentou delinear o que os pesquisadores acreditam ser as 4 principais personalidades humanas. A pesquisa foi publicado na revista Nature, em setembro, e realizada por pesquisadores da Northwestern University, em Illinois.

Eles utilizaram um banco de dados com mais de 1 milhão de pessoas ao redor do mundo e as suas descobertas têm potencial de serem utilizadas por diversas áreas, desde recrutadores de novos empregos até quem estuda os cuidados da saúde mental.

No processo da pesquisa, as pessoas responderam a diversos questionários e esses dados rederam uma base para a criação de um algoritmo.

Esse algoritmo ajudou a identificar 4 tipos amplos de personalidade – a comum, a reservada, o tipo-modelo e o egocêntrico.

Antes de explorar o que cada uma dessas classificações representa, é importante conhecer os traços básicos em que elas se basearam, que são: o neuroticismo, a extroversão, o espírito aberto, a afetividade e a autoconsciência.

Primeiro, a personalidade “comum” foi a mais encontrada, como sugerido pelo nome.

As pessoas com esse tipo têm pontuação alta em neuroticismo e extroversão, mas têm baixa pontuação no espírito aberto

Os “tipos-modelos”, por outro lado, tiveram um baixo índice de neuroticismo e altos em todas as outras características. Os pesquisadores disseram que alguém como o Capitão América provavelmente se encaixaria nessa categoria, caracterizado por ser super confiante e ter as qualidades de um bom líder.

Em seguida, a categoria “reservada” é composta por pessoas emocionalmente estáveis, mas com baixa pontuação em espírito aberto e neuroticismo. Enquanto eles são agradáveis e conscientes, eles não são muito extrovertidos. Curiosamente, esta categoria contemplou a maior variedade em termos de idade e sexo.

Por último, os tipos “egocêntricos” pontuam particularmente em extroversão e abaixo da média em características como espírito aberto, afetividade e autoconsciência. Adolescentes tendiam a ser super-representados neste grupo.

Os pesquisadores, contudo, enfatizaram que os tipos de personalidade podem mudar ao longo do tempo, basta analisar o quanto uma pessoa muda dos seus 20 e poucos até os 40 anos.

E você, com qual personalidade você se identifica?

Fonte | Huffpost Brasil
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)