O foco é uma habilidade primordial para a carreira e sucesso de um profissional, e pode ser desenvolvida por meio de algumas ações no dia a dia.

concentração e o foco são duas habilidades que dão destaque para qualquer profissional. Quando estamos com ambas bem calibradas, temos total condição de exercer com maestria nossas funções profissionais no dia a dia. E isso é muito importante: cada vez mais, as empresas buscam por pessoas com essas qualidades, de modo a garantir que um trabalho de excelência seja entregue e que gere resultados bem-sucedidos ao negócio.

A concentração refere-se à capacidade do indivíduo em manter a mente focada em um único pensamento ou tarefa, o que consequentemente gera aumento de produtividade, clareza de objetivo, otimização do tempo, respostas melhores e eficiência na entrega de tarefas e resultados. Esse tipo de atitude não é nativo da maioria das pessoas, por isso é importante estar atento.

Em um mundo onde a informação se propaga tão depressa, os prazos estão cada vez mais curtos, o colaborador precisa ser multitarefas e as distrações acontecem a todo tempo, como estimular e aumentar a concentração no trabalho? Qual a melhor maneira de fazer com que o foco esteja sempre bem calibrado e que a mente esteja concentrada nas funções? Para ajudar você nessa missão, separamos valiosas dicas abaixo.

Dicas para aumentar a concentração

Quando o profissional está concentrado, ele consegue realizar suas tarefas de forma eficiente e produtiva, o que gera diminuição de tempo de conclusão e de erros nos processos. Esta habilidade requer muito trabalho e dedicação, mas pode sim ser desenvolvida. Conheça a seguir, algumas dicas para aumentar a concentração no trabalho:

Tenha organização

O primeiro passo para estimular a concentração é manter o local de trabalho organizado. Papéis, telefone, gavetas desorganizadas fazem com que o profissional diminua seu ritmo de trabalho e perca a concentração. Deixe tudo em ordem de modo que nada atrapalhe em suas funções, especialmente se você lida com papeis ou tem costume de anotar bilhetes que o farão lembrar de compromissos no dia a dia.

Observe a si mesmo

O colaborador deve observar seu modo de trabalhar, identificando suas habilidades, seus pontos de melhoria e seus pensamentos, especialmente tentando detectar aquilo que o distrai durante o dia. O autoconhecimento direciona o indivíduo para que ele se torne capaz de desenvolver ações para eliminar as distrações identificadas, além de ser um ótimo exercício que promove o crescimento como um todo.

Assuma o controle

Os pensamentos e devaneios são distrações perigosas para o rendimento no trabalho. O profissional deve controlar sua mente e as ideias inesperadas, evitando que elas prejudiquem sua produtividade. Mantenha o foco no que você precisa fazer, quais os seus prazos e deixe aquelas ideias supérfluas ou que não correspondem à rotina para um outro momento.

Elabore listas

Listas são úteis para que o colaborador visualize suas tarefas durante o dia de trabalho e se mantenha organizado. Procure sempre se organizar diariamente, seja em uma tabela no papel, um rascunho ou até mesmo via caminhos mais modernos como um aplicativo de celular ou um site que faça essa organização para ajudar você.

Defina prioridades

Com as listas elaboradas, é possível definir quais são as suas prioridades. Elenque as que realmente são importantes, urgentes e deixe aquelas que podem ser trabalhadas com calma para depois. Esse tipo de exercício é ótimo para que saibamos o que é prioritário e o que nos distrai ou atrapalha.

Divida tarefas

Uma atividade muito grande pode acabar distraindo e minimizando a produtividade do profissional. Dividir esta tarefa em pequenas partes estimula a concentração e aumenta as chances de que ela seja finalizada com qualidade e dentro do prazo estipulado. Quando vemos um trabalho “fatiado”, temos a impressão que nossa missão não é tão árdua como parece e conseguimos comemorar pequenas conquistas para que, no fim, tudo esteja terminado.

Tenha metas

O colaborador deve estipular metas, datas e horários de entrega. Desse modo, ele é estimulado a realizar e entregar seu trabalho dentro do prazo. Mesmo que seu superior não tenha determinado um deadline, comprometa-se consigo mesmo para fazer com que aquela tarefa seja cumprida com louvor.

Faça turnos

Cada pessoa se sente mais motivada a realizar suas atividades em determinado turno do dia. O profissional deve identificar em que hora do dia ele trabalha mais motivado e estabelecer uma rotina mais rigorosa no turno estipulado. Esse tipo de comportamento tem se tornado cada vez mais comum, pois sabemos quando rendemos mais.

Cuidado com as redes sociais

O meio online é um vilão no quesito concentração e foco no ambiente de trabalho. O colaborador deve desligar as notificações de redes sociais, colocar o celular no silencioso e estabelecer um intervalo para acessar a internet. Evite manter esses sites abertos, caso você trabalhe no computador. Deixe para conversar e interagir quando estiver em casa.

Faça pausas

O ser humano não consegue se concentrar horas a fio em determinada atividade e, portanto, é essencial que o profissional faça pequenas pausas para descansar o corpo e a mente ao longo do dia. Uma boa dica é usar a técnica Pomodoro, que estabelece um descanso de cinco minutos a cada 25 minutos trabalhados. Deixe um cronômetro ligado e, assim que iniciar sua contagem, trabalhe com o maior foco possível.

Ouça música

Para muitos, ouvir música ajuda na concentração. Para outros não. Cuidado na hora de escolher a música que irá te acompanhar durante a sua tarefa diária. Escolhas as que você conheça para evitar distrações. Opte pelas instrumentais para te ajudar a manter o foco no trabalho e não na letra da música.

Respire Fundo

Exercícios de respiração durante o trabalho ajuda muito. O ato de inspirar e expelir o ar dos pulmões ajuda a acalmar e a direcionar o foco para o que deve ser feito e contribui para a concentração. Assim dizem os especialistas no assunto. Pratique!

Tenha um propósito para sua tarefa

Quando você busca um sentido para aquilo que está fazendo, sua concentração no trabalho melhora 100%. Como afirma o doutor Ricardo Monezi, da Unifesp: “Para convencer o cérebro de que sua atividade profissional é importante, é preciso mostrar a ele que ela faz com que você cresça e também com que se divirta de alguma forma. Ou seja, a dica é tentar ver o lado bom da atividade que você está fazendo, mesmo que não seja a atividade dos seus sonhos. Se for algo chato, pense que, por trás, existe um propósito, uma missão maior”.

Durma o suficiente

A melhora da concentração está diretamente ligada a qualidade de suas noites bem dormidas. Pesquisas mostram que quem dorme mal tem dificuldades em se concentrar. Todos nós precisamos dormir regularmente para enfrentar o dia seguinte. Procure um local adequado para dormir, evite ligar a TV, apague as luzes. Faça refeições leves antes de dormir.

Desligue ou tire o celular do se alcance

Uma das principais distrações no ambiente de trabalho, o seu celular. O vilão que tira a concentração da sociedade mundial. Tome cuidado para não se deixar distrair com mensagens, aplicativos, redes. Cuidado para não perder seu tempo. Melhor deixar no silencioso, desligar ou guarda-lo dentro da gaveta, longe dos seus olhos, para não correr o risco de dar uma olhadinha e passar o tempo.

Faça exercícios de meditação

Antes de começar o dia, é importante que você faça um exercício de meditação. Essa prática diária é muito funcional. A meditação relaxa o corpo e a mente, diminui o estresse, aumenta a sensação de bem estar. Ajuda a manter o foco e trazer a mente para o momento do “aqui e agora”.

Não pule refeições durante o dia

Trabalhar com fome gera estresse e consequentemente falta de concentração. Nosso corpo precisa de energia, por isso é aconselhável se alimentar nos horários corretos, dando principal atenção às refeições principais.

Cuidado com a bagunça!

Trabalhar num ambiente desorganizado é péssimo para o cérebro. O nosso sistema nervoso tende a se espelhar no ambiente externo. Se este está uma bagunça, internamente será impossível se organizar. Uma mesa desorganizada é sinal de desordem também na cabeça.

Postura correta também influencia

Uma postura correta e confortável pode fazer com que seu cérebro não fique concentrado no cansaço do corpo do que no trabalho. Por isso, mantenha uma postura que vai te deixar acomodado o dia todo.

Faça uso da tecnologia

Os aplicativos chegaram com força total no mercado virtual para ajudar você a não perder mais seus compromissos, a se organizar, planejar. Uma infinidade de apps, sites e programas já estão à disposição para quem deseja ter uma rotina mais organizada.

Organize as anotações num só lugar

Para não se dispersar, durante a execução da tarefa, centralize suas anotações em pequenos papeis, ou agenda, ou post it, para que não fiquem dispersas. Vale a dica!

Separe tarefas pessoais de profissionais

Procure gerenciar suas tarefas pessoais e profissionais fazendo uma lista e observando cada uma delas como “urgentes” e “importantes”. Deixe-as sempre a vista. Quando começar uma tarefa, procure concluí-la. Estabeleça a prioridade e tempo de execução de cada uma delas.

Não leve problemas pessoas para o trabalho

Isso vai te ajudar a se concentrar melhor. Deixe seus problemas pessoais, familiares em casa. Procure focar no seu trabalho, enquanto estiver no trabalho. Quando voltar pra casa, se concentre na resolução do problema pessoal e tente resolvê-lo.

Cuide da saúde

Fazer visitas periódicas ao seu médico é muito importante para sua saúde. Quando não estamos bem, nosso foco também fica comprometido. Cuidar da saúde é prevenir futuras preocupações.

Pratique exercícios que estimulem o cérebro

Existem vários exercícios para o cérebro que são bem divertidos e ajuda você a melhorar a concentração. Palavras cruzadas, Sudoku ou até algum joguinho. Divirta-se concentrando!

Fazer leituras

A leitura estimula o cérebro, faz a pessoa sair da sua realidade e até se transportar para o outro lado do mundo. Além de se alimentar de informações, a leitura é um excelente exercício para a estimular a concentração.

Tempo para os e-mails

Cuidado para não interromper suas tarefas para abrir seus e-mails. Quando você abre o e-mail, fatalmente vai querer responde-lo. Isso vai te tirar a concentração e fazer você perder o foco no trabalho. Reserve um horário só para você responder seus e-mails, se possível eleja sempre o mesmo horário do dia, para manter sempre essa rotina e evitar distrações.

Mantenha a ansiedade no controle

Querer fazer tudo ao mesmo tempo é sinal de ansiedade. Ansiedade é incompatível com concentração.  Pessoas ansiosas se atropelam durante o dia em querer executar todas as tarefas de uma só vez e no final acabam não concluindo nada.

Imagine sua tarefa realizada

Fazer uma mentalização da sua tarefa já pronta no fim do dia é motivador. Projete na sua mente e no seu rosto, a satisfação dessa tarefa cumprida. Isso te ajudará a evitar que procrastine.

Se comprometa e divulgue

Quando você se compromete publicamente em entregar um resultado, a chance dele se tornar realizável é bem maior. E ninguém quer parecer incapaz perante os outros. Imaginar essa sensação faz com que nos dedicamos para entregar no tempo aquilo que prometemos.

Corra da procrastinação

Deixar para fazer depois… Esse é uma grande mania que temos quando a tarefa nos assusta um pouco. Identificar o motivo é o primeiro passo. Pode ser algo fácil de fazer e estamos com medo de começar. Daí vem a procrastinação. É preciso focar nos benefícios para superar os esforços. Uma dica é pensar na tarefa já executada e quantos benefícios ela trará, começando devagar, com passos menores. Quando perceber já estará cumprida.

Tire os bloqueios

Alguns bloqueios nos impedem de executar nossas tarefas e dificulta nossa concentração. Combata esses bloqueios. Não deixe que eles tornem a tarefa que será executada como impossível de fazer e difícil. Concentre-se e foque no que tem que ser feito, com coragem!

Use e abuse da agenda

Essa ferramenta é uma das mais antigas no ambiente de trabalho e pessoal. Não deixe de usá-la. Organize no dia anterior, de preferência e mantenha ela atualizada, indicando o que foi feito e o que ainda está por fazer. Não confie na sua memória. Ela pode deixar você “na mão”.

Identifique o problema

Não procure problema onde não existe. Procure-o de fato, se existe mesmo, e resolva. Eliminando problemas rotineiros no trabalho, vai fazer com que você evolua nas suas tarefas e se concentre melhor no que está fazendo.

Vai um cafezinho aí?

Evite abusar de bebidas energéticas e outros estimulantes do cérebro. Tome um cafezinho de manhã e após o almoço e pronto! Para estimular a concentração existe uma série de fatores envolvidos. Não são esses estimulantes que irão fazer com que você tenha uma concentração melhor ou pior.

Regularidade nos horários

Seja disciplinado em relação ao horário de cada tarefa. Isso vai evitar surpresas. Se organize para não trabalhar aflito. Sua capacidade de concentração será melhor.

Elimine distrações

Tudo que for te tirar do foco na hora da execução de suas tarefas, elimine sem pensar! Pessoas, movimentos, telefone tocando, tudo isso e muito mais tira a concentração. Cuide para que o seu ambiente não fique cheio dessas distrações.

Priorize qualidade

Quando o tempo é curto para execução da tarefa, priorize o que for mais importante e faça com qualidade. Se precisar estender um pouco o prazo para isso, faça. Executar um trabalho “na correria”, sem concentração, o resultado pode não ser o esperado. Não troque quantidade por qualidade.

Utilize fones de ouvido

Quando for ouvir uma música, ou mesmo uma palestra ou um curso pelo computador, use fones de ouvido. Ajuda a focar no que está ouvindo, não atrapalha o colega e consequentemente, as pessoas saberão que você está ocupado naquele momento e não vão te interromper. Essa é uma dica valiosa para quem quer trabalhar tranquilo.

Mantenha a energia positiva

Quando você está concentrado e executando suas tarefas, manter uma energia positiva é fundamental. Quando se sentir um pouco cansado, sem foco, pare um pouco, revigore suas energias, pense positivo, relaxe, e volte ao trabalho. Essas pausas são necessárias para manter sua concentração.

Autocontrole

O autocontrole e a consciência do que temos que entregar nos ajuda a aumentar nossa força de vontade em executar as tarefas. Fazer uma aula de Yoga ou meditação vai ajudar a manter um controle sobre você mesmo. Sentimentos indesejados podemos ter o tempo todo. O importante é saber controlar esses sentimentos e não nos desconcentrar por eles.

A habilidade de se concentrar é uma característica que pode ser desenvolvida e precisa ser estimulada, visto que as constantes mudanças e a troca de informação intensa podem prejudicar o foco do colaborador. O Coaching é uma metodologia dotada de técnicas e ferramentas capazes de auxiliar o profissional a aumentar a concentração no trabalho, aprimorar suas competências e eliminar os pontos que atrapalham a entrega eficaz dos processos da empresa.

Procure o quanto antes um coach para ajudar você, especialmente se você se encontra nessa dificuldade de se concentrar e focar naquilo que mais importa no seu dia a dia. O mesmo conselho vale para quem está perdido na vida pessoal e precisa de um rumo para organizar seus objetivos.

E você, o que faz para aumentar sua concentração no trabalho? Possui outras dicas? Comente abaixo suas experiências e compartilhe o artigo nas redes sociais!

Fonte | IBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *