Digite o próprio nome no Google e você provavelmente levará um susto. Há chances altas de que centenas de páginas que você jurava foram esquecidas para sempre — blogs antigos, perfil no flog, comentários aleatórios, aquela foto fazendo biquinho ou algum sinal esquisito com as mãos que parecia uma ótima ideia publicar no Orkut auge dos seus 15 anos — voltem para assombrá-lo.

Há ainda toda a questão da segurança dos seus dados levantada no último ano, quando veio à tona que o Facebook estava compartilhando muito mais do seus usuários imaginavam e tudo isso estava sendo utilizado para manipular, inclusive, eleições mundo afora. Se você ainda tem dúvidas e quer saber o que a maior rede social sabe sobre você, experimente usar a ferramenta Download Your Information do próprio Facebook. O resultado é um arquivo com tudo — tudo MESMO — que a rede coletou desde o momento em que você criou uma conta: todos os IPs com os quais você logou, transcrições de chats, e até mesmo coisas que você achou ter deletado. Ops.

É que apagar uma coisa do universo online é bem mais complexo do que simplesmente apertar um botão. E as redes vão fazer o possível para que isso não aconteça, visto que, é claro, dependem disso para sobreviver. Mas se você simplesmente cansou, está com medo de tirar esqueletos do armário ou mesmo se preocupa que o seu passado possa prejudicar o presente (cada vez mais empregadores fazem um verdadeiro trabalho de stalkers para descobrir mais sobre você), existem algumas maneiras de fazer isso:

1. Comece pelo JustDelete.Me O site tem links diretos para as páginas com a opção de deletar permanentemente uma conta, assim como informações sobre o quão difícil a tarefa vai ser. Pasme: em algumas, é literalmente impossível.

2. Continue no Deseat.me Se você nem lembra no que se inscreveu (sejamos sinceros, é tanta coisa pedindo o nosso e-mail que é fácil esquecer qual foi o último hotspot de Wi-Fi no qual você se cadastrou), o serviço se conecta ao seu e-mail e, com um processo super simples, automaticamente deleta contas e inscrições aleatórias.

3. Limpe suas redes sociais Tire tudo o que você publicou que possa constrangê-lo e que possa ficar armazenado mesmo que você não use mais a rede. Sites como Tweetdelete e o aplicativo para Chrome Social Book Post Manager ajudam a fazer uma seleção.

4. Delete suas redes sociais Ter uma conta em alguma rede social, especialmente o Facebook, é garantir que seus dados sejam coletados e armazenados constantemente. Isso porque esses sites monitoram tudo o que você faz na internet, mesmo que não esteja com a página aberta. Entretanto, isso não vai deletar o que seus amigos tenham postado com você — para isso, você precisará pedir para cada um que retire as informações do ar. Ninguém disse que seria fácil…

5. Apague seu histórico de busca no Google Faça um login na sua conta e procure pela opção My Activity. Com a ferramenta, você poderá ver exatamente o que e quando buscou, além de poder deletar tudo de uma vez.

6. Peça para sites que vendem dados excluírem o seu perfil Como explicamos, toda vez que você faz login em algum site aleatório conectando-o ao seu Facebook ou a alguma outra conta, você transfere todas as suas informações para tal site. Eles, por sua vez, podem passar tudo adiante. E existem sites especializados em coletar informações de pessoas e revendê-las — vai de endereço a telefone celular. Para eliminar o seu perfil nesses sites, é preciso enviar pedidos um por um, manualmente. Ninguém disse que seria fácil (2), mas aqui há uma lista com alguns dos principais.

7. Preserve sua identidade Se você não acha que sumir completamente da internet é uma boa ideia (e convenhamos, talvez não seja), uma boa opção é usá-la contra si mesma. Nunca forneça sua data de nascimento real, tenha um e-mail falso para logar em hotspots de WiFi ou fazer compras em sites alternativos, entre outros cuidados simples, mas essenciais para preservar a sua privacidade.

8. Use um VPN Finalmente, depois de seguir todos esses passos, considere usar uma Virtual Private Network, mais conhecida como VPN, enquanto navegar na internet, para proteger sua identidade (como seu número de IP e o local onde está conectado).

Fonte | Revista Galileu

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)