Circula em grupos de WhatsApp e em redes sociais imagens aéreas que mostram a inscrição “Bolsonaro 2018” em lavouras. As fotos são verdadeiras e foram verificadas por integrantes do projeto Comprova.

O escrito em apoio ao candidato à Presidência do PSL, Jair Bolsonaro, foi feito duas vezes em fazendas localizadas nas cidades vizinhas de Maracaju e Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul. A primeira aconteceu no fim de 2017, na época do plantio da soja. Já a segunda foi no início de 2018, período do plantio de milho.

Bolsonaro teve atuação militar na região. Entre 1979 e 1981, no período da ditadura, o capitão serviu ao Exército Brasileiro em Nioaque, município vizinho às fazendas onde as inscrições foram feitas.

As terras são da família Basso. Ari Basso, 1 dos proprietários, é ex-prefeito de Sidrolândia. Ele foi eleito em eleição suplementar em 2013 e ficou no cargo até dezembro de 2016.

A inscrição foi feita por meio de 1 sistema que define quais áreas recebem e quais não recebem as sementes lançadas ao solo pelas máquinas plantadeiras. As letras surgem graças ao contraste entre as áreas plantadas e as não plantadas.

Gabriel Basso, 1 dos proprietários das fazendas, explicou que as inscrições nas duas plantações foram realizadas por máquinas com o sistema operacional Apex, da John Deere, uma tradicional fabricante de máquinas agrícolas.

“Esses desenhos são feitos na Trackmaker sobre uma foto de satélite, depois importados para 1 programa compatível com o sistema operacional das máquinas e então transferidos para o monitor do trator via pen drive. A própria máquina entende que na área interna das letras não é para plantar, então não cai semente”, disse.

Gabriel afirmou ser o autor das imagens que estão circulando com a inscrição, inclusive do vídeo compartilhado por Bolsonaro.

“Todas as fotos e vídeos foram feitos por mim com meu drone, inclusive o vídeo do avião decolando ao lado da escrita. Exceto apenas algumas tiradas de dentro de aviões”, disse. Segundo ele, a inscrição só é visível a no mínimo 20 metros de altura.

Além do relato do fazendeiro, o Comprova conseguiu o histórico de imagens de satélite em serviços como Planet.com e Google Earth. Na fazenda Estância Gaúcha, em Sidrolândia, é possível ver a inscrição na plantação de milho em fotos feitas entre junho e julho de 2018.

Na propriedade Engenho 2, em Maracaju, o nome do presidenciável é visível na lavoura de soja entre novembro de 2017 e fevereiro de 2018. Eis o vídeo feito com as imagens de satélite:

VÍDEO VIRAIS

Em 18 de janeiro de 2018, Bolsonaro publicou no seu perfil no Facebook 1 vídeo  que mostra 1 avião decolando e, ao lado, a inscrição com o seu nome na fazenda Estância Gaucha. A publicação já teve 573 mil visualizações.

Poder360 integra o projeto Comprova. A iniciativa é uma coalizão de 24 veículos de imprensa que visa combater a desinformação durante as eleições presidenciais. Leia sobre essa checagem também no site do Comprova.

Fonte | Poder 360  
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)