Agente seria representante de uma empresa que era usada pela facção criminosa para lavagens de dinheiro. Segundo investigação, ‘taxa de segurança’ ajudava a sustentar a quadrilha.

Um agente penitenciário foi preso nessa quarta-feira (8) na Operação Red Money, realizada pela Polícia Civil em Mato Grosso. Ele foi preso em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, e estava entre os 83 mandados de prisão que foram cumpridos.

A operação tinha objetivo prender membros da organização criminosa que participavam de um esquema criminoso de arrecadação de dinheiro e que era comandado por lideranças de dentro das penitenciárias.

Além do agente, identificado como Silvano Oliveira Lima, uma mulher – Rosemar Dalmolin, também foi presa em Sorriso.

Segundo o delegado Nilson Farias, os dois seriam representantes de uma empresa que era usada pela facção criminosa para supostas lavagens de dinheiro.

“Essas duas pessoas participam como representantes dessa empresa, que recebeu valores dessas contas. Então, está sendo feito investigação para apurar o crime de lavagem de dinheiro”, declarou o delegado.

De acordo com o delegado, apenas Rosemar teria dito que não era mais a dona da conta associada à facção.

Além de documentos, a polícia apreendeu um veículo que pode ser fruto do esquema criminoso.

A facção movimentou R$ 52 milhões no período de um ano e meio, segundo a Polícia Civil.

O grupo conseguiu captar dinheiro por meio de pagamento de mensalidade de membros e traficantes, além de taxas de ‘segurança’ em comércios.

Outra fonte de renda vem de crimes articulados de dentro dos presídios, como roubos e furtos de veículo e agências bancárias, tráfico de drogas e estelionato.

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)