A mudança pode ser desafiadora, mas às vezes é o melhor caminho a seguir. Veja como saber quando buscar uma nova oportunidade

Uma pesquisa recente perguntou a 22 mil funcionários da IBM em todo o mundo por que eles deixaram o emprego anterior – e houve algumas surpresas. Quase metade disse que considerariam uma oportunidade melhor, mesmo que não estivessem pesquisando ativamente. A maioria dos entrevistados (62 por cento) disse que poderia ser tentada pela perspectiva de um novo emprego.

“Perder talentos pode custar caro”, alerta o relatório. “As organizações que conseguem reter talentos não apenas economizam dinheiro, como também protegem seu capital intelectual”.

E qual é a chave para manter pessoas boas?

Bom, aqueles que estão “engajados com suas organizações” têm cinco vezes mais chances de permanecerem. Funcionários com experiências de trabalho positivas têm três vezes menos probabilidade de procurar um novo emprego.

Perguntamos a executivos, recrutadores e coaches de carreira como identificar o momento certo para mudar de emprego.

Aqui estão alguns dos sinais evidentes de que é hora de procurar novas oportunidades.

1 – A empresa estar tropeçando

David Parmenter, diretor de engenharia da Adobe Document Cloud, diz que, se você está pensando em fazer uma mudança, primeiro deve considerar se sua empresa parece estar indo na direção certa. Sua carreira deve estar alinhada com a trajetória da empresa.

“Se a sua organização está crescendo _ em tamanho, impacto ou em uma variedade de métricas-chave _ ficar por perto provavelmente é um bom caminho”, diz Parmenter. “Mas o fator chave na sua autoavaliação deve ser o desafio. Certifique-se de que sua função atual ou futura ofereça desafios que inspirem novas ideias e crescimento pessoal. ”

2 – Ter recebido uma oferta irrecusável

Recrutadores e executivos dizem que, desde que consigam ver um caminho linear no currículo do candidato, trocas constantes de emprego podem não ser alarmantes. Esses curtos períodos podem ser explicados em sua entrevista.

“’Períodos curtos de contratação já não são considerados tão negativos quanto costumavam ser”, diz Nick Cromydas, CEO e co-fundador da empresa de recrutamento Hunt Club. “A primeira coisa que tentamos fazer é realmente entender a jornada de carreira do candidato. Fazemos isso mergulhando em perguntas. ‘Por que você trocou de papel depois de 13 meses? Por que você decidiu mudar completamente de indústria? Por que ter quatro a cinco empregos diferentes em cinco anos?’”

O ritmo atual de mudança na TI, de fato, torna alguns movimentos necessários, diz Cromydas. “As empresas precisam de profissionais de TI com as mais recentes habilidades e experiência, seja em Inteligência Artificial, Segurança, Ciência de Dados, aplicativos SaaS, IoT ou desenvolvimento de aplicativos. Essas são as competências que tornam um candidato especialmente empregável no ambiente empresarial de hoje ”.

Atrair o talento certo e aproveitar a experiência variada pode transformar completamente uma empresa, diz ele. “Os negócios estão se movendo mais rápido do que nunca com a adoção do digital. A P & G levou várias décadas para se tornar uma empresa de US $ 1 bilhão. O Dollar Shave Club fez isso em 5 anos. A velocidade na qual os negócios estão se movimentando, agiliza e compõe os conjuntos de experiência dos funcionários, deixando-os ansiosos para que o Next Big Thing seja mais rápido que a geração de nossos pais. ”

3 – Deixar de ter vontade de ir trabalhar

A maioria de nós, às vezes, sonha acordada em largar tudo. Pode ser devido a uma desconexão com a administração, uma série de projetos que criam mais problemas do que soluções, ou simplesmente um desejo de mudança.

Dave Denaro, vice-presidente da consultoria Keystone Associates, oferece três marcadores para determinar se você está apenas sonhando acordado ou se realmente precisa considerar um novo trabalho: você perde o interesse em desenvolver habilidades; deixa de ficar empolgado para dizer às pessoas o que você faz para ganhar a vida; e, talvez o mais importante, você vê outras pessoas fazendo um trabalho que você gostaria de fazer.

“Quando você teme as manhãs de segunda-feira e aguarda a sexta-feira na terça-feira”, diz ele, é hora de ir. “Você deveria se perguntar: ‘O que me motiva a levantar todos os dias e ir trabalhar? O que eu sempre quis fazer, mas com muito medo de dar o salto para fazer isso? Estou tendo um dia ou uma semana ruim e esse tempo passará? ‘”

Se você está no emprego há vários anos e isso não mudou substancialmente, talvez seja hora de forçar o problema.

4 – Deixar de estar envolvido em projetos de ponta

Robert Byron, sócio/gerente da divisão de TI do recrutador WinterWyman, diz que os sinais de alerta podem ser um pouco genéricos, como não ser desafiado ou sentir que não há caminho para uma promoção.

Sinais mais específicos incluem a hesitação da empresa em investir em Transformação Digital, diz Byron. “Ou eles estão gastando em novas tecnologias, mas você não é colocado em projetos e tarefas para trabalhar com isso. Ficar e trabalhar na tecnologia legada enquanto o mundo da tecnologia passa por você é um suicídio profissional ”.

Seguir em frente pode fornecer um novo contexto sobre como as principais tendências tecnológicas podem ser usadas em diferentes ambientes, diz Byron.

“Há prós e contras [em ficar ou ir]”, diz ele. “Os candidatos que permanecem em uma posição por um período mais longo de tempo são vistos como leais e estáveis. Mas você também pode ser visto como estagnado se permanecer na mesma posição – usando a mesma tecnologia – por um longo período de tempo ”.

Dawn Graham, um psicólogo e ex-recrutador, diz que você pode abrir novas oportunidades saltando de navio.

“A chave para a segurança no emprego é o crescimento e desenvolvimento constantes, especialmente em um campo como o de TI”, diz Graham. “Outro benefício da mudança de empresas inclui o crescimento da sua rede. A expansão das conexões garante que você esteja sempre trazendo novas informações e ideias para o seu trabalho, o que aumenta a agilidade e a comercialização. Embora a troca deempregos todos os anos seja uma bandeira vermelha, permanecer em uma empresa por muito tempo também pode causar preocupação para os recrutadores que se preocupam com sua capacidade de adaptação. Os locatários apreciam os funcionários que são capazes de navegar com sucesso em diversos ambientes ”.

5- Parecer desajustado

Um chefe difícil pode tornar sua vida miserável, mas o relatório da IBM descobriu que apenas 14% dos entrevistados deixaram seu último show por causa do gerenciamento. Muito mais, 40%, o fizeram por insatisfação com seus trabalhos. E cerca de 18% saíram devido a mudanças organizacionais que levaram a muita incerteza.

“Há muitos fatores que podem influenciar essa decisão e, muitas vezes, eles se resumem às preferências pessoais”, diz Patrick Holder, gerente de aquisição de talentos da empresa de consultoria em nuvem Candid Partners. Como profissionais, passamos um terço de nossas vidas – às vezes mais – no trabalho. A cultura é um grande fator na forma como nos sentimos em relação a tudo, desde o nível de contribuição até o relacionamento interpessoal no trabalho. Digitalizar com frequência para garantir que a cultura da empresa atenda ao seu estilo de trabalho pode afetar sua decisão de ficar ou sair. ”

6 – Não conseguir lembrar por que você aceitou o emprego

Leon Adato, chefe da SolarWinds, diz que é hora de fazer uma mudança quando já não está claro por que parecia que seu trabalho atual era atraente em primeiro lugar.

“A menos que você se encontre constantemente trocando de emprego por causa de algo que fez”, diz Adato, “mudar de um emprego para outro não deveria causar muita agitação emocional. Acontece. Em TI, isso acontece com bastante frequência ”.

De acordo com o relatório da IBM, “os Millennials estão mais propensos a abraçar novas oportunidades de emprego. Quase um em cada cinco millennials está atualmente procurando por um novo emprego e metade está disposta a considerar uma oportunidade melhor, mesmo que não esteja procurando ativamente. Os millennials são 80% mais propensos do que os Baby Boomers aceitar novas oportunidades de emprego, mesmo que não estejam procurando por um”.

7 – Falta de visão do líder

Thomas Bradbury, fundador e CEO da WorkplaceUX, diz que os profissionais de TI merecem ter um líder com visão, e se esse não for o caso, é hora de procurar em outro lugar.

“Grandes líderes de TI querem fazer a diferença”, diz Bradbury. “Eles percebem que não se trata apenas das soluções técnicas fornecidas aos clientes ou funcionários. Não se trata apenas de tempo de atividade e segurança. É também a experiência que os usuários de seus produtos e serviços têm que permite que a empresa opere de forma limpa, sem atrito. Portanto, os líderes de TI devem buscar organizações que entendam isso e não conduzam a agenda com economia de custos ou fazendo coisas que apoiam a maneira como as coisas foram feitas no passado. Quebre essas barreiras ao mostrar ao CEO que boas ideias e soluções em um ambiente de trabalho moderno quase sempre trazem economia de custos. Mas a agenda precisa começar com boas ideias, não economias. Grandes CEOs entendem isso.

8- Estar preso ao passado

Trabalhar com tecnologia legada em algumas situações pode ser uma oportunidade – a refatoração de código antigo, por exemplo, oferece trabalho estável para algumas empresas – e pode levar a novas oportunidades. Mas se você está apenas mantendo o legado, é uma boa ideia olhar em volta. É melhor conhecer o mercado do que, de repente, precisar de um emprego e ter que aumentar sua pesquisa rapidamente.

“Se você perceber que seu trabalho está cada vez mais repetitivo e focado em soluções antigas da empresa e não está mudando significativamente em sua abordagem, pode ser a hora de uma mudança”, diz James Stanger, principal evangelista de tecnologia da CompTIA.

Denaro, da Keystone Associates, diz que a missão é continuar empregável – não apenas empregado – se você quiser uma longa carreira em TI.

“O pessoal de TI deve ‘auditar’ continuamente o seu currículo em comparação com as atuais vagas de emprego e encontrar um caminho para as funções que lhes permitam usar os sistemas, linguagens e conceitos mais atuais”, diz Denaro. “Profissionais de TI são geralmente curiosos, aprendizes contínuos de qualquer maneira. Se a empresa atual permitir isso, ótimo. Se não, então eles têm que agir.

9 – Perder o suporte do superior direto

Seu chefe deve ser seu maior defensor, diz Daniela Field, consultora sênior da Mendix, e se você não estiver no radar deles – ou se achar que seu chefe é um risco em sua carreira – pode ser a hora de partir.

“Se eles não são favoráveis ​​ou não oferecem a oportunidade de crescimento, é uma boa ideia levá-los a pensar em você”, diz Field. “Sempre aborde qualquer problema e ideia com o gerente primeiro. Seu gerente está apoiando você e ajudando em seu crescimento? Você está progredindo em seu papel? Esses são os tipos de perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de pensar em encontrar um novo emprego ”.

Fonte | Cio
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)