Imagens mostram momento do roubo da pasta de matemático que ganhou a medalha Fields

Polícia identificou dois suspeitos de furtar a medalha. Ela foi levada após Caucher deixar o objeto, a carteira e o celular no local onde ocorreu o evento.

Imagens gravadas durante a entrega da medalha Fields, na quarta-feira (1º), no Riocentro, mostram o momento que a pasta do matemático iraniano Caucher Birkar é levada por um homem.

O vídeo mostra em primeiro plano o grego Constantinos Daskalakis, vencedor do Prêmio Rolf Nevanlinna, e o indiano Akshay Venkatesh, que também venceu a medalha Fields. Logo atrás é possível ver Caucher Birkar ao lado de um menino e, atrás, um jovem vestindo uma camisa branca. A polícia acredita que é ele que pega a pasta e olha para o lado.

A polícia identificou dois suspeitos de furtar a medalha. Ela foi levada após Caucher deixar o objeto, a carteira e o celular no local onde ocorreu o evento.

Depois de o professor ter percebido o furto, a equipe de segurança encontrou a pasta jogada embaixo de uma arquibancada, mas ela só continha o celular.

O prêmio é de ouro e custa U$ 4 mil, o equivalente a R$ 15 mil. O roubo repercutiu na imprensa internacional.

Delegada diz que suspeitos esperaram “ocasião perfeita”

A delegada titular da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat), Valéria Aragão, afirmou nesta quinta-feira (2) que os dois homens suspeitos de furtarem a medalha Fields do matemático iraniano Caucher Birkar estavam aguardando a “ocasião perfeita” para cometer o crime.

Segundo Aragão, não é possível dizer nem se a dupla é brasileira já que eles não falaram nas gravações. No entanto, a polícia observou que eles trocavam olhares e cochichavam o tempo inteiro.

“Pela minha experiência, eles estavam ali para praticar crimes. Conseguimos observar eles trocando olhares em diversas fotografias, através das imagens que caçamos. Eles estavam com uma mochila bem chamativa, ostentando duas marcas que um dos criminosos portava e depois foi abandonada. Eles estavam sempre cochichando e trocando olhares entre si. Um comportamento suspeito de quem está procurando uma ocasião vantajosa, uma ocasião perfeita”, disse a delegada.

Na tarde desta quinta-feira (2), Valéria Aragão irá ouvir ainda representantes da empresa responsável pelo credenciamento dos participantes do evento. A organização informou que cerca de quatro mil pessoas foram cadastradas com uma credencial e pulseira. No entanto, nas imagens não é possível ver a identificação dos suspeitos.

“Estamos ouvindo integrantes das três instituições envolvidas na realização do evento, que são: o Instituto de Matemática Pura Aplicada, a empresa que gere o Riocentro e a própria empresa organizadora contratada. Eles têm essas imagens e nenhum deles apontou que algum deles estivesse prestando serviço para o evento”, disse a delegada.

Organização lamenta furto

Caucher é refugiado no Reino Unido e é professor na Universidade de Cambridge. Além dele, o italiano Alessio Figalli, o alemão Peter Scholze e o indiano Akshay Venkatesh receberam o prêmio na manhã desta quarta-feira (1).

Em nota, a organização do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018) informou que “lamenta o desaparecimento da pasta do matemático Caucher Birkar que continha a Medalha Fields recebida na cerimônia desta manhã”.

Pela primeira vez, a comenda foi entregue no Brasil, onde acontece o Congresso Mundial de Matemática, com a presença de mais de três mil matemáticos. A cerimônia aconteceu no Pavilhão 6 do Riocentro, na Zona Oeste do Rio.

A medalha Fields, oficialmente conhecida como Medalha Internacional de Descobrimentos Proeminentes em Matemática, é um prêmio concedido a dois, três ou quatro matemáticos com não mais de 40 anos de idade. Eles recebem o prêmio a cada quatro anos por suas contribuições à disciplina.

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)