fbpx

5 dicas incríveis para cuidar da saúde da família

Se você tem filhos, com certeza deve ter o enorme desejo de vê-los crescer saudáveis e com energia. Para isso, é preciso pensar na saúde da família: garantir uma rotina equilibrada, que inclua tempo para a realização de atividades físicas, cuidados com a alimentação e socialização.

O problema é que pode ser difícil conciliar o trabalho ou estudos com tantas medidas que garantam o bem-estar. Além disso, envolver as crianças em uma rotina saudável também pode ser uma tarefa desafiadora.

Neste post, você verá algumas dicas para manter a saúde da família em alta. E, de quebra, conquistar uma qualidade de vida melhor para você e seus pequenos.

1. Não deixe o descanso de lado

Ter uma hora fixa todos os dias reservada exclusivamente para o sono dos filhos é muito importante. Isso os ajuda a consolidar sua memória e imunidade. Além disso, eles desenvolvem o corpo com a liberação de melatonina (o hormônio do crescimento).

Sendo assim, é fundamental que as crianças de até 10 anos durmam de 10 a 12 horas por noite. Adultos, por outro lado, devem ter de 8 a 10 horas de descanso para evitar futuros problemas de saúde.

2. Realizem exames periódicos juntos

Para manter a saúde da família sempre livre de ameaças e problemas, é importante criar o hábito de fazer check-ups médicos. Faça exames preventivos pelo menos uma vez a cada dois anos. Já que a ida ao consultório (ou laboratório) não costuma ser muito divertida, que tal separar uma data específica para que todos possam ir juntos sempre que possível?

3. Formule o cardápio com cuidado

A definição do cardápio da família é feita pelos pais quando vão às compras. Por isso, se você sempre leva salgadinhos, doces e snacks industrializados para seus filhos, naturalmente todos terão uma dieta rica em calorias, gorduras e açúcares.

O segredo é manter o equilíbrio enquanto prioriza os alimentos naturais. Guarde os doces para a sobremesa e mantenha lanchinhos saudáveis (como nozes, amêndoas ou biscoitos integrais) e frutas picadas sempre prontos em sua cozinha. As crianças comerão tudo quando tiverem fome suficiente.

4. Mantenham-se fisicamente ativos

A principal chave para manter a saúde da família está na prática de exercícios físicos. Porém, não é preciso amar a academia ou pagar aulas de esportes para ficar em forma. Em vez disso, que tal se divertir com todo mundo durante cerca de 20 minutos por dia?

Filhos, pais, primos, avós e tios podem se juntar para jogar bola, andar de bicicleta ou caminhar. E isso não é tudo. Outras atividades divertidas, como dança, artes marciais e yoga, também podem ser feitas em conjunto.

5. Cuidar da limpeza é cuidar da saúde da família

A limpeza de cada cômodo do espaço onde mora é importante para eliminar ácaros e fungos que possam causar problemas. Infecções, alergias, dificuldades respiratórias podem estar mais perto do que você imagina. Por isso, é importante manter a casa livre de sujeira. Preste atenção também à coleta e ao armazenamento de lixo.

Para isso, uma boa dica é transformar as tarefas domésticas em uma verdadeira festa em grupo. Coloquem música alta enquanto tiram o pó da sala, brinquem de patinar com água e sabão. Façam corridas para ver quem lava a louça mais depressa, recrute seus filhos para brincar durante a faxina.

Aproveite a limpeza da casa para incentivar as crianças a cuidar também da própria higiene pessoal. É preciso que elas próprias criem bons hábitos. Dentre eles: lavar as mãos antes das refeições, tomar banhos diários e escovar os dentes 3 vezes por dia.

Como você pôde perceber, cuidar da saúde da família requer a adoção de mudanças simples. Contudo, elas são poderosas para reduzir despesas médicas no futuro e se prevenir de diversos males que possam prejudicar seus entes queridos.

Fonte | Maconequi

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)