Sabe por que dizem que rir é o melhor remédio? Dar risada faz bem, fortalece o sistema imunológico, desperta os hormônios do prazer, queima calorias  e ainda melhora a circulação e a pressão arterial.

Quer mais?

Ele é gratuito, 100% orgânico, contagiante, pode ser consumido sem moderação e não exige nenhuma técnica específica. Mesmo os bebês já nascem sabendo como usá-lo! Além disso, é um dos poucos gestos universais: um sinal de felicidade em qualquer lugar do mundo.

Os benefícios de dar risada

Você está aproveitando esse medicamento e tudo o que ele tem a oferecer a sua saúde? Se ainda não está, confira alguns motivos irrecusáveis para começar!

1. Queima calorias

Retratado como o tipo de exercício físico mais prazeroso, rir queima cerca de 40 calorias a cada 15 minutos, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos. Vale ou não a pena?

2. Combate o estresse e fortalece o sistema imunológico

A lógica é simples: ao sorrimos, diminuímos o estresse, um dos principais fatores de risco para inúmeras doenças, inclusive doenças cardiovasculares e problemas psiquiátricos, como a depressão.

Isso porque rir diminui as taxas de hormônios como o cortisol, o hormônio do estresse, e aumenta os níveis de endorfina, uma substância que induz ao relaxamento. O resultado disso é um sistema imunológico mais forte e uma redução dos efeitos físicos do estresse, uma vez que o corpo passa a produzir mais células de defesa.

3. Protege o coração

Rir melhora o funcionamento do sistema vascular, aumentando a circulação sanguínea. Um dos neurotransmissores liberados durante o riso é a serotonina, uma das responsáveis pela sensação de bem-estar e proteção do coração contra doenças como o infarto, trombose e AVC.

4. Combate as rugas

O sorriso ajuda a relaxar os músculos e criar uma sensação de bem-estar instantânea para todo o corpo – e alma!

Você sabia que é mais trabalhoso para o corpo franzir a testa do que abrir um sorriso? São utilizados mais músculos para demonstrar preocupação do que alegria. Além disso, durante o riso são movimentados de 5 a 53 músculos faciais. Ao conversar e gargalhar ao mesmo tempo, esse número sobe para 84, um exercício facial que contribui com o combate ao surgimento de rugas.

5. Aumenta a autoestima

Xô sensação ruim! O riso afasta a tristeza e, inclusive, a depressão. O resultado? Uma autoestima mais elevada e saudável.

Você precisa de mais algum motivo? Rir é delicioso! Que tal praticar mais?

Fonte | Consulta do bem  
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)