Os dejetos chegaram na costa após uma grande tempestade, mas ambientalistas afirmam que isso está cada vez mais comum no país. Na praia de Montesinos, localizada na capital, Santo Domingo, mais de 500 funcionários públicos e voluntários se uniram para retirar a sujeira da água e da areia. A Marinha e o Exército da República Dominicana também estão ajudando na limpeza. Eles estão usando pás e escavadeiras para retirar os dejetos, mas novas ondas trazem cada vez mais lixo.

Segundo Rafael Antonio Carrasco, um dos responsáveis pela limpeza, o lixo plástico na na praia de Montesinos vem do rio Ozama, que deságua no Caribe, onde muitas pessoas vivem em assentamentos informais e acabam descartando os dejetos incorretamente.

Até o momento foram coletadas 60 toneladas de lixos. Entre os principais itens encontrados estão garrafas de plástico e caixas de isopor, segundo informações da Parley for the Oceans, organização de preservação dos oceanos.

A situação, contudo, não é novidade para a República Dominicana. “Acontece praticamente o tempo todo, principalmente se houver uma chuva forte ou uma tempestade”, disse Cyrill Gutsch, fundador da Parley for the Oceans, em entrevista ao The New York Times. “Todo mundo usa os rios e as praias como locais de despejo.”
Fonte | Galileu
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)