Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e de Pescoço celebrado em 27 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde e parceiros promovem nesta semana uma mobilização acerca da campanha nacional “Julho Verde” que visa conscientizar a população quanto à prevenção e ao diagnóstico precoce da doença.

Durante a semana, os dentistas da rede básica de Saúde vão promover atendimentos especializados com foco na avaliação clínica do paciente, a fim de detectar possíveis riscos e encaminhá-lo ao serviço de referência do município. A secretaria explica que a prevenção do câncer de cabeça e pescoço na rede pública de saúde inicia na atenção básica com a avaliação odontológica e caso necessário, o paciente é encaminhado ao cirurgião de cabeça e pescoço.

Ainda conforme a programação será realizada na sexta-feira (27), no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde uma palestra oferecida pela Universidade de Cuiabá (UNIC) aos profissionais dentistas das unidades básicas de saúde do município, com a finalidade de informar sobre o câncer de cabeça e pescoço, abordando meios de promoção da saúde, prevenção, diagnóstico, referência e contra referência, tratamento e reabilitação.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que a prevenção possa ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)