Esta semana mais uma localidade será contemplada com o Programa Saúde na Estrada, que conta com a participação da Secretaria Municipal de Saúde entre as entidades parceiras da organização do evento. Na sexta-feira (13), das 8h às 17h, o programa contemplará os caminhoneiros que passarem pelo Distrito Boa Vista, na BR 364, Km 237. As atividades ocorrerão no Posto Pegoraro.

Como prevenir é sempre o melhor remédio, com essa ação, a Secretaria Municipal de Saúde visa não somente informar, mas também orientar e imunizar esses trabalhadores que passam a maior parte do tempo nas estradas.

“A intenção é levar a oportunidade de realização de exames aos caminhoneiros, à comunidade local e às pessoas que estiverem de passagem por lá no dia do mutirão. Também buscamos conscientizar os motoristas de caminhão sobre a importância de prevenir acidentes, evitando suas principais causas, que são consumo de álcool e outras drogas, má alimentação, sedentarismo, excesso de velocidade e ultrapassagens indevidas”, expõe a gerente do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde, Mariúva Valentim.

Aferição de pressão arterial, avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC), testes de glicemia, exames de pele para detecção de hanseníase serão alguns dos serviços ofertados pela Pasta. Também haverá imunização com aplicação de vacinas contra febre amarela, tétano e hepatite B e orientação sobre a saúde bucal.

Para sensibilizar o público presente sobre atitudes saudáveis que gerem bem-estar, além desses procedimentos, também serão distribuídos panfletos esclarecedores sobre HIV/Aids, hepatites virais, sifilis, álcool e drogas.

A Pasta pretende abordar o maior número de condutores sobre direção segura e atitudes que minimizem acidentes nas estradas, além de motivá-los à prática de comportamentos que gerem qualidade de vida. A longo prazo, o objetivo é reduzir a morbidade e a mortalidade por acidentes no trânsito e melhorar a saúde desses condutores.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)