Oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Rondonópolis, o Curso Pré-vestibular Zumbi dos Palmares tem muito a comemorar. Com índice de aprovação de 60,82% em universidades públicas do Mato Grosso em 2017, seus alunos são motivo de orgulho para o município. Aprovada no ano passado para a faculdade de biologia da UFMT de Rondonópolis, Thamiris Teles de Oliveira, 19 anos, buscou as aulas para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ela conta sua experiência: “Fiz o cursinho para adquirir base para o Enem. Percebi que a preocupação maior dos professores é nos estimular a crescer na vida acadêmica. Então, em seguida, fiz o vestibular da UFMT e passei. Já recomendei o Zumbi dos Palmares para vários amigos, pois ele abriu as portas para o caminho que eu queria”.

Formando profissionais para o mercado de trabalho do município desde 2009, o Pré-vestibular, este ano, conta com mais dois polos a somarem-se aos quatro já existentes até 2017, como anuncia o diretor do Zumbi dos Palmares, Odair José Mendes: “Ampliamos tanto a quantidade de unidades quanto o público que atingimos. Agora estamos atendendo os indígenas na Escola Bonifácio Sachetti, os reeducandos da Mata Grande, na própria penitenciária, e ainda temos um polo rural, com alunos na comunidade Quatorze de Agosto”.

Odair lembra que no ano passado foram ofertadas 330 vagas e que, atualmente, esse número subiu para 480 e detalha: “Tivemos, inclusive, que fazer uma seleção criteriosa, pois a quantidade de candidatos superou as vagas disponíveis, chegando a 518”. Mas, para ele, a maior satisfação foi em relação ao sucesso alcançado pelos alunos do cursinho. “Dos 330 estudantes que começaram o pré-vestibular conosco, 280 concluíram. E desses, 163 entraram em universidades federais ou estaduais do Mato Grosso. Isso é uma grande vitória e demonstra que estamos no rumo certo”, vibra, acentuando que, ano a ano, a quantidade de alunos do Zumbi dos Palmares que ingressam nas faculdades vem crescendo.

Outro razão para se orgulhar, segundo Odair, é ter professores que foram alunos da instituição. É o caso de Joana Jhullie de Lara Lima, 26 anos, que leciona biologia, integrando um time de 28 profissionais do quadro docente. “Estudei no Zumbi em 2009, fiz o Enem e entrei para a UFMT em 2010, ao mesmo tempo em que passei em um concurso público do estado”, recorda-se. Ela atribui o bom desempenho atingido ao fato de ter frequentado o Zumbi dos Palmares.

Moradora do Bairro Cidade de Deus, Joana avalia: “Eu passei em sexto lugar para biologia em ampla concorrência. Durante o cursinho notei que as aulas não eram apenas a transmissão de conteúdo, mas também um reforço à autoestima e ao empoderamento do aluno. Tudo isso me ajudou muito, porque sempre estudei em escola pública, além de vir de um bairro desfavorecido”.

Em 2018, Joana foi coroada com mais uma conquista. “Fiz o seletivo para dar aulas no Zumbi dos Palmares e, agora, sou professora do curso que me preparou para a vida profissional”, expõe e continua: “Sinto-me orgulhosa, com a sensação de dever cumprido. Eu sou o exemplo vivo de que esse conhecimento adquirido e o esforço dá certo. Hoje, dou aula no polo onde estudei, o Bonifácio Sachetti. É como se eu estivesse voltando para casa”.

O Pré-vestibular Zumbi dos Palmares está presente no Conjunto São José, no CPAC São José; no Parque São Jorge, na Escola Bonifácio Sachetti; no Jardim Iguaçu, na Escola Edivaldo Zuliane; na Vila Operária, na Escola Daniel Martins; no Centro, na Escola Sagrado Coração; no Parque Universitário, na Escola 1º de Maio.

Aqueles que quiserem mais informações podem ligar para os telefones 3410-0613, 3410-0622 ou 3410-0626.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)