Poder público, entidades representativas e empresas privadas se reuniram em Rondonópolis para selar uma parceria e buscar soluções para formação, qualificação e inserção de jovens entre 14 e 29 anos e também de pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho. Esse trabalho é uma iniciativa da Bunge Brasil, por meio da sua entidade social Fundação Bunge.

O projeto visa definir ações que serão colocadas em prática no segundo semestre deste ano por meio do trabalho em rede. Tudo será pensado, construído e implementado em conjunto com o objetivo de ampliar a política de investimento social no município; fortalecer a economia na região; atender a demanda das empresas de Rondonópolis, que hoje têm como um dos principais desafios a contratação de mão de obra qualificada; e fazer cumprir duas importantes leis para inclusão: a Lei da Aprendizagem, que determina que todas as empresas de médio e grande porte devem contratar de 5% a 15% de jovens entre 14 e 24 anos; e a Lei para PCD’s, que garante a inclusão no mercado de trabalho de pessoas com algum tipo de deficiência.

O grupo voltará a se reunir no mês de agosto para definir as primeiras ações da parceria. Os participantes acreditam que a iniciativa é um passo importante para o desenvolvimento econômico e bem-estar da população de Rondonópolis e os desafios socioeconômicos da região serão superados por meio do esforço integrado entre empresas, governos, sociedade civil e entidades, pela construção de uma agenda comum de trabalho, pela atuação partilhada e pelo diálogo. O trabalho da rede será oficialmente lançado no segundo semestre deste ano e está aberto a outras empresas e entidades que queiram participar.

A primeira reunião do grupo foi realizada na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR), e contou com a presença da secretária de Promoção e Assistência Social do município, Márcia Rotili, de representantes da ACIR, Associação Kobra, Conselho Tutelar da Criança e Adolescente de Rondonópolis, Bunge (Unidade Rondonópolis), Fundação Bunge, Novanis/Agroceres, Sementes Adriana, SENAI Rondonópolis, SESI Rondonópolis, Sindicato da Indústria da Alimentação da Região Sul do Estado de Mato Grosso (SIAR) e Sistema Federação das Indústrias no Estado do Mato Grosso (FIEMT).

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)