O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), realizou mais uma ação de educação ambiental nos últimos dias. Dessa vez, nas casas do bairro Santa Cruz, em uma parceria firmada com as cooperativas de catadores, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e Secretaria Municipal de Saúde. Foram realizadas visitas de casa em casa orientando aos moradores sobre a coleta seletiva, separação dos materiais recicláveis e a entrega de panfletos educativos.

“As ações estão avançando pela cidade. A região do bairro Santa Cruz é o próximo foco da equipe de conscientização, pois foram identificados problemas na separação dos materiais coletados aqui e os resíduos orgânicos estavam sendo misturados aos recicláveis. A expectativa é de que com as visitas da equipe, a qualidade dos materiais recicláveis coletados melhore significativamente”, comentou Hermes Ávila, Diretor Técnico do Sanear.

De casa em casa, a equipe conversou com os moradores, que foram instruídos sobre a coleta seletiva que acontece no bairro em todas as quintas-feiras e receberam outras informações sobre a importância de reciclar vidros, metais, papéis e plásticos, que correspondem à maior parte dos resíduos descartados nos imóveis. Os voluntários falaram também sobre como os materiais devem ser entregues: sempre limpos e secos.

A coleta seletiva traz diversos benefícios, principalmente na questão ambiental fazendo com que as cidades reduzam a produção de lixo. Outra ação importante é a geração de empregos para os antigos catadores do lixão, que trabalham em cooperativas fazendo a separação e preparação dos resíduos para a reciclagem.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)