Por meio do programa de castração gratuita de animais, a Unidade de Controle de Zoonoses (UVZ) já castrou, entre cães e gatos durante um mês de trabalhos realizados, 81 animais. Passam por dia pelo procedimento uma média de quatro cães e gatos e a meta é zerar a demanda até dezembro.

O programa de destaque no cenário mato-grossense visa estimular a posse consciente e a UVZ ainda está cadastrando animais que precisam passar pelo procedimento de castração. Para isso, o proprietário do cão ou gato (maior de 18 anos) deve procurar a UVZ para fazer o cadastro com documentos pessoais. Eles vão para a fila de espera e quando chega a hora da castração são comunicados para levar os animais.

Os proprietários dos animais que estão prontos para serem castrados são então comunicados pela equipe da UVZ para que levem os cães ou gatos até a Unidade de Controle de Zoonoses no dia indicado. Após a castração e recuperação do animal, são novamente comunicados para buscá-los na UVZ.

O coordenador da UVZ, Kleysller Willon Silva, faz um alerta para que os proprietários fiquem atentos ao chamado da equipe da UVZ para a castração e não percam a data marcada. Em alguns casos as pessoas cadastradas não estão respondendo aos chamados e levando os animais até a UVZ na data estipulada para a castração.

É importante, segundo o coordenador, ressaltar que em clínicas particulares o valor de uma castração é de aproximadamente R$ 400, e com o programa da Prefeitura de Rondonópolis a castração é feita gratuitamente.

Kleysller destaca ainda que está sendo finalizada a reforma da clínica na UVZ para a castração de animais no local também. Assim a quantidade diária de castrações irá aumentar de quatro para 12.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)