Além de todas as unidades de saúde de Rondonópolis estarem realizando a vacinação contra a influenza, no Dia D da Campanha – 12 de maio – a Secretaria Municipal de Saúde também vai oferecer a dose da vacina em três postos fixos: na Escola Estadual Professora Stela Maris – que fica na Rua Oito, do Residencial Edelmina Querubim –, na Escola Municipal Alfredo de Castro – localizada no Bairro Magnólia –, e na casa do Sr. Novinho, no Residencial Casaldaglia, quadra 05, casa 16, das 7h às 17h.

O lançamento oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que contará com a presença de autoridades locais, será na sexta-feira (11), às 8 horas, na Policlínica da Vila Itamaraty.

No sábado (12), data da mobilização em todo o país, a vacinação será intensificada para o grupo prioritário, que compreende idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puéberas com até 45 dias após o parto, trabalhadores da área de saúde, indivíduos privados de liberdade – inclusive jovens em cumprimento de medidas socioeducativas –, população indígena, professores de escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e pessoas em condições clínicas especiais como pacientes que realizaram transplantes, portadores de HIV ou pessoas com câncer em função da quimioterapia e da radioterapia – procedimentos que diminuem a imunidade.

“Após dez dias de receber a dose da vacina, o sistema imunológico da pessoa vacinada cria os anticorpos para proteger contra a gripe”, atesta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Magda Rosa. Por isso, quanto antes a população se vacinar, melhor. Ela completa que a vacina garante a imunidade por um ano e, por isso, mesmo quem tomou a dose no ano passado deve se vacinar novamente.

A vacina contra a influenza é contraindicada para aqueles que tenham alergia severa a ovo. Também, segundo Magda, quem estiver com sintomas de gripe forte como prostração geral e febre alta (acima de 38 graus) deve adiar a imunização, já que a campanha segue até o dia 01 de junho.

Vale lembrar que o Influenza é um vírus de circulação sazonal e que seu pico de transmissão é o período de inverno que, no Brasil, ocorre em julho.

Fonte | Assessoria  
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)