A Câmara de Vereadores fez nesta sexta-feira (27) o anúncio oficial dos 21 vereadores mirins que foram eleitos em votação realizada em sete escolas da rede municipal e estadual de educação. Os eleitos ainda serão diplomados e empossados e terão o direito de apresentar projetos e participar de uma sessão ordinária mirim. Fora isso, haverá ainda uma mesa diretora, no entanto, caso um dos eleitos tenha mau comportamento ou tire notas baixas, perde o mandato.

O projeto Vereador Mirim está sendo desenvolvido pela Escola do Legislativo. O diretor de escola, Felipi Chrispim, destacou que a iniciativa deu resultados e vai ajudar a criar nestas crianças o conceito de cidadania.

O vereador Fábio Cardozo (PDT), que é diretor da escola, explicou que projeto apresentou resultados e segue uma política inclusiva da mesa diretora da Câmara. “Existia um projeto e colocamos para andar e agora estamos colhendo os primeiros resultados”, destacou.

Adonias Fernandes (MDB) explicou que em 2010 teve o seu projeto que cria o programa Vereador Mirim aprovado e vê com orgulho a iniciativa ser colocada em prática. “Eu fiz questão de acompanhar nas escolas e vi uma maturidade política de muitos estudantes, além disso tivemos a participação muito grande das meninas, algo digno de elogio”, disse.

O vereador Jailton Dantas, o Jailton do Pesque Pague (PSDB),  destacou que o vereador mirim está dentro de uma proposta de cidadania. “Não podemos esquecer que estamos preparando os jovens para o nosso futuro”.

Subtenente Guinancio (PSDB) lembrou da importância do viés da educação na proposta e lembrou que os vereadores mirins terão inclusive o direito de apresentarem propostas que podem virar Leis. “Um grande momento para que esses jovens nos apresentem boas ideias e argumentos”, resumiu.

O vereador Juary Miranda de Moraes (SDD) destacou que pelo projeto, além de atuarem como parlamentares poderão acompanhar o dia de trabalho de um vereador.  “Eles ainda terão essa vivência que é muito importante”.

Sidnei Fernandes (PDT) , que também  é professor, lembrou que a proposta aumenta dentro da mente dos estudantes o conceito de cidadania. “Estamos ajudando na formação dessas pessoas”.

Confira a lista dos eleitos no quadro abaixo

                   VOTAÇÃO VEREADOR MIRIM 2018

Vereador Eleito

Escola

Votação

Escola

Suplente

Pedro

Balbino

393

Lucas Pacheco

Luan

Marcos

Odorico

192

Balbino

Rillary

Gabriely

Maria Elza

147

Dersi

Vinicius

Maximiliano

Dersi

113

Odorico

Gabriel

Mayck

Odorico

99

14 de agosto

Daniel

Felix

Lucas Pacheco

95

Maria Elza

Kleber

Mateus

Cadidé

87

Cadidé

Lorena

Maria

Balbino

81

Ana Clara

Maria Elza

81

Gabriel

Dersi

79

Bruna

Odorico

74

João

Maria Elza

56

Vitor

14 de agosto

52

Kevellen

Maria Elza

43

 

Samara

Maria Elza

42

Maria Julia

14 de agosto

39

Julia

Maria Elza

32

Henrique

Cadidé

30

Kaylani

Cadidé

28

Rodrigo

14 de agosto

23

Gideon

Cadidé

10

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)