Começou hoje, segunda-feira (23) e segue até o dia 01 de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza. Este é o 20º ano de campanha contra o vírus da gripe, que tem como objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo da vacina. O Dia D será 12 de maio – data em que acontece a mobilização nacional.

Em Rondonópolis, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde, que estarão abertas das 7h às 17h. A dose distribuída este ano protege contra três tipos de vírus – o influenza A, nas variações H1N1 e H3N2, e o influenza B. A meta no município é imunizar 90% de cada grupo prioritário, que compreende indivíduos mais suscetíveis ao agravamento das doenças respiratórias, e totalizam 50.036 pessoas. “A vacina garante a imunidade por um ano”, ressalta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Magda Rosa.

São considerados grupo prioritário pelo Ministério da Saúde de acordo com estudos epidemiológicos:

idosos com mais de 60 anos;

crianças de seis meses a cinco anos;

gestantes em qualquer idade gestacional;

puérberas com até 45 dias após o parto;

trabalhadores da área de saúde;

indivíduos privados de liberdade, inclusive adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas;

população indígena;

professores de escolas públicas e privadas;

portadores de doenças crônicas não transmissíveis como asma, bronquite e diabetes, entre outras;

pessoas em condições clínicas especiais como pacientes que fizeram algum tipo de transplante, portadores de HIV e pessoas com câncer em virtude da quimioterapia e da radioterapia que levam à baixa imunidade.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)