Formar cidadãos com valores sólidos de caráter, disciplina e integração social por meio do incentivo ao desenvolvimento de habilidades esportivas, artísticas e cognitivas é o foco do Projeto Preparação para a Vida, realizado pelo Oratório Dom Bosco com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O programa acolhe desde crianças de três anos a pessoas de qualquer idade do Parque Universitário e bairros circunvizinhos em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, são beneficiados pelo projeto cerca de mil moradores da comunidade local.

Baseado em uma filosofia preventiva contra violência e drogas, entre outras mazelas sociais, e diante do medo de um futuro incerto, o Preparação para a Vida disponibiliza oficinas de inglês, informática, artesanato, dança, instrumentos musicais e atividades esportivas. Os participantes podem usufruir, ainda, de uma biblioteca multimídia, uma sala de apoio à educação infantil e um parquinho, além de terem à sua disposição serviços de assistência social com orientações, acompanhamento escolar e encaminhamentos. Para os adultos há também cursos de qualificação como corte e tingimento de cabelo, manicure, maquiagem e designer de sombrancelha.

Diretor do Oratório Salesiano Filhos de Dom Bosco, Padre Danilo Rinaldi detalha a mudança de comportamento daqueles que integram o projeto após passarem pelas oficinas: “É notável a transformação. Percebemos que eles se tornam mais disciplinados, conscientes do respeito ao próximo, empenhados em melhorar sua condição como cidadão e ocupar seu lugar no mundo exercendo uma profissão com valores cristãos, tendo Deus como foco e agente de tudo”.

Nessa parceria, a Semed disponibiliza material didático e pedagógico, além de pessoal para atuar nas diversas atividades desenvolvidas. Fica a cargo do Oratório Dom Bosco a oferta da estrutura física, sua limpeza e manutenção, instrumentos musicais e computadores e, também, alimentos para merenda e almoço.

Por meio das oficinas, o Preparação para a Vida busca trabalhar motivação e autoestima, sempre visando integrar as dimensões humana, intelectual e espiritual do indivíduo, por meio do diálogo e da oferta de oportunidades de inserção social. “O programa auxilia seus participantes preparando-os para encararem os desafios da vida, desenvolvendo talentos esportivos e habilidades artísticas, além de estimular o exercício da cidadania”, sintetiza a coordenadora dos Programas e Projetos Pedagógicos da Semed, Terezinha Ávila.

Aqueles que quiserem participar do Preparação para a Vida devem fazer sua matrícula no Orátório Dom Bosco, que fica na Avenida Batuíra 1449, Parque Universitário. Para tanto é preciso apresentar original e cópia do documento de identidade e do comprovante de endereço. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3421-2567 ou 9 9655-3121.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)