Refugiados embarcaram em Boa Vista (RR) e chegaram em Cuiabá nesta sexta-feira (6). Eles tentam fugir da crise econômica e política instalada no país de origem.

Pelo menos 65 venezuelanos refugiados desembarcaram nesta sexta-feira (6) em Cuiabá, segundo a padre Pedro Freitas Rodrigues, da Pastoral do Migrante, na capital. Eles tentam fugir da crise econômica e política instalada na Venezuela. Os refugiados devem ficar alojados na sede da pastoral no Bairro Carumbé.

Os venezuelanos foram transportados num avião da Força Aérea Brasileira que decolou de Boa Vista, em Roraima.

O processo de interiorização dos imigrantes é organizado pelo governo federal numa tentativa de lidar com o intenso fluxo de venezuelanos. Estima-se que 400 refugiados entram por dia no Brasil fugindo do regime de Nicolás Maduro.

Segundo a Casa Civil, os imigrantes aderiram de forma voluntária ao processo para buscar oportunidades de trabalho em outras partes do país. Eles são solicitantes de refúgio ou tem residência temporária no Brasil.

Para se habilitar ao deslocamento, os venezuelanos foram imunizados contra doenças como sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela, difteria, tétano e coqueluche.

De acordo com o governo federal, a interiorização não tem custo para os imigrantes. As viagens são bancadas pelos R$ 190 milhões liberados ao Ministério da Defesa por meio da Medida Provisória 823/2018.

Doações

Para receber os venezuelanos, a Pastoral do Migrante está recebendo doações de roupas, calçados, lençóis, toalhas, produtos de higiene, alimentos, colchões e colchonetes. As doações podem ser entregues na Paróquia Divino Espírito Santo, no Bairro CPA 1, em frente ao terminal do CPA 1, em Cuiabá, e na própria Pastoral do Migrante, no Bairro Carumbé, na capital.

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)