O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) consolidou os dados das exportações brasileiras de janeiro a março de 2018. Conforme as informações, Rondonópolis aparece como o 2º maior exportador de Mato Grosso e como 46º do Brasil. Neste período foram exportados U$ 264.878.935,00, principalmente para Ásia e Europa.

Os números indicam aumento nas exportações da cidade. De 2016 a 2017, o crescimento foi de 5,81%, passando de U$ 965.001.909,00 em 2016 para em total de U$ 1.021.069.498,00 em 2017. Para este ano, a expectativa é de nova alta, especialmente, como explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Milton Mutum, em função de constantes investimentos feitos no Terminal Intermodal de Rondonópolis da empresa Rumo Logística.

“O que coloca a cidade entre as maiores exportadoras do país estão a presença do Terminal Intermodal e das esmagadoras de grãos”, destaca e ressalta que das quatro maiores esmagadoras de grãos do mundo, duas têm plantas instaladas na cidade. “Hoje temos a Bunge e a ADM que contam com suas maiores plantas do Brasil em Rondonópolis”.

Novas logísticas que estão sendo propostas também devem elevar as exportações. Segundo Mutum, a transferência da entrada de produtos importados que são usados na fabricação de fertilizantes está sendo alterada. Eles passarão a chegar até a cidade pelo porto de Santos (SP) e chegarão pela ferrovia, quando anteriormente entravam no país por Paranaguá (PR) e eram transportados pelas rodovias. Essa mudança reduz custos no produto final que é fabricado em Rondonópolis e posteriormente exportado.

Além disso, o momento atual, conforme o secretário, está sendo de trabalhar o fortalecimento de indústrias duradouras no município para que a geração de emprego e renda seja constante, assim como o estabelecimento de uma economia forte.

Mutum também destaca que a cidade vive um momento ótimo de atração de empresas em função do Terminal Intermodal, que hoje é responsável por aproximadamente 25% da arrecadação do município.

Exportações

Neste primeiro trimestre de 2018, os países que mais receberam produtos de Rondonópolis foram Tailândia, Indonésia e Holanda. Já os principais produtos exportados pela cidade são em primeiro lugar os derivados de soja, seguidos do milho, da soja triturada e do algodão.

Em 2017, Rondonópolis foi responsável por 0,47% do total das exportações brasileiras, por 3,83% dos produtos exportados pela região Centro-oeste e por 6,93% do total exportado por Mato Grosso.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)