No início do relacionamento, o casal está cheio de vontade e se concentra em fazer com que todos os momentos sejam bons para ambos. Envolvidos na paixão, tudo parece ser fácil e agradável. Mas, com o passar do tempo, principalmente, quando consideram que a conquista está feita, deixam de dar tanta atenção um para o outro e o relacionamento fica em segundo ou terceiro plano. É preciso tomar atenção para não seguir essa tendência conformista que pode colocar o seu casamento em colapso.

Quando tomamos decisões aceitamos o desafio de agir conforme a vontade expressa. Listei algumas sugestões para você refletir:

1. Faça de seu casamento uma prioridade

Você deve estar disposto a comprometer seu tempo e energia para buscar alternativas edificantes que fortaleçam a união de vocês. Então, o primeiro passo é tornar a melhoria do relacionamento uma prioridade. Se essa pessoa é mesmo importante para você, supere mágoas e desestimule o orgulho que limita você.

2. Acentue o positivo

Todas as pessoas têm pontos positivos e outros nem tantos. Também é preciso considerar as diferenças; o que é positivo para um pode não ser para outro. Enfim, positivo em um relacionamento é o que faz ambos se admirarem. Defina isso e dê ênfase no bom e belo que há em vocês. Cá para nós, se você acha que tem mais coisas ruins do que boas na vida de vocês, então o que você está fazendo nesse relacionamento? Cuidado com a tendência de evidenciar o negativo!

3. Analise regularmente a relação

As pessoas mudam com o tempo, coisas consideradas boas em algum momento da vida podem deixar de ser. Não se pode entender um relacionamento como algo estático. É preciso estar atento aos movimentos para não perder o eixo de equilíbrio da relação. Diálogo é fundamental para analisar a saúde do relacionamento, então não se esqueça de fazer check-ups regulares.

Segundo afirma a psicóloga Cleunice Paeznessa na matéria: “A comunicação ainda é o maior segredo dos relacionamentos que dão certo, tudo deve ser conversado, saber o que desagrada seu parceiro e ver se isso pode ser mudado ou se está em modo “birra” de não querer mudar, resolver ou de jogar toda a responsabilidade ao outro”.

4. Esteja junto

Não basta estar presente, estar junto é se envolver na vida do outro. Significa focar e ouvir seu parceiro. É preciso que haja qualidade no tempo junto, envolvimento emocional. Às vezes, as pessoas pensam que estão juntas, mas não observam as necessidades do outro, pois estão muito ocupadas com seus projetos, TV ou Internet.

5. Use a linguagem do amor

Não é tanto o que se diz, mas como se diz que faz a diferença. Cobrança, queixume, agressividade só pioram qualquer situação. Aprenda a se comunicar de forma pacífica e afetuosa. A linguagem do amor pode ser praticada por palavras, tempo de qualidade, presentes, atos de cooperação e toque físico. Faça com que seu parceiro se sinta amado e apreciado.

6. Perdoe de alma e coração

O perdão é fundamental para os relacionamentos saudáveis, porque nunca fazemos tudo certo o tempo todo. Em algum momento você vai errar e com seu cônjuge não será diferente. Pequenas e continuadas mágoas fazem grande estrago na vida, então deixe-as ir. Supere suas próprias falhas e as de seu parceiro, buscando renovar e melhorar sempre o relacionamento de vocês.

Independentemente de seu relacionamento estar em risco ou em ótima fase, essas são decisões inteligentes que podem ajudar a fortalecer seu relacionamento ao longo do tempo.

Fonte | Família.com.br
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)