Definido no calendário como Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, 2 de abril é uma data para debate, reflexão e mobilização sobre esse distúrbio neurológico que  compromete a comunicação verbal e não verbal e, ainda, a socialização do indivíduo, que apresenta comportamento restrito e repetitivo.

Para lembrar a ocasião, as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, em conjunto com a Associação Rondonopolitana de Pessoas com Transtorno Autista (Arpta), promovem o I Fórum Sociedade, Políticas Públicas e Autismo: Avanços, Impasses e Desafios, que acontece durante todo o dia 2 de abril, no Campus da UFMT.

Às 8 horas, as atividades serão abertas com o filme “Temple Grandin”, baseado na biografia da psicóloga e zootecnista americana Mary Temple Grandin, que, sendo portadora do Transtorno de Espectro Autista (TEA), destacou-se no segmento do manejo pecuário por desenvolver métodos para lidar com o gado e, a partir desse trabalho, criou um aparelho para tratar do próprio autismo.

O evento segue pela manhã, com intervalo das 12h às 13 horas, quando é retomado para realização de oficinas temáticas até as 17h. Das 19h às 23h ocorre uma mesa redonda que vai debater as perspectivas sobre o autismo.

Voltado para toda a população, o seminário vai abordar temas como inclusão social e terapias para tratar da pessoa com TEA, entre outros, visando combater preconceitos, desmistificar o assunto e definir políticas públicas para a reabilitação dos portadores do distúrbio.

 “As rodas de conversas serão mediadas por psicólogos e destinadas ao público em geral, para que este conheça mais sobre o autismo, a educadores, para treiná-los de forma que consigam identificar os sinais do transtorno e dar o acompanhamento adequado às crianças autistas, e para profissionais da saúde, preparando-os para fazer a integração dos pacientes na sociedade onde eles vivem”, explica a gerente do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde, Mariúva Valentim.

Aqueles que quiserem participar do workshop devem acessar o site www.even3.com.br/forumautismoroo. As inscrições são gratuitas.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)