A vacina pentavalente, que imuniza contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Hib, e estava em falta na cidade neste mês de março, deve chegar a partir da próxima segunda-feira (19), no Escritório Regional de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES) em Rondonópolis para ser distribuída aos 19 municípios que integram a regional sul de saúde de Mato Grosso.

Segundo a enfermeira chefe de Imunização do Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis, da SES, Cibelly Carvalho, foram remanejadas para a regional sul 2.952 doses de pentavalente, das quais, 1.400 serão destinadas para Rondonópolis. A falta da vacina, de acordo com a enfermeira, ocorreu por problemas na esfera Federal.

Conforme a chefe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis, Magda Rosa, a expectativa, com o anúncio da SES, é de que as 1.400 doses da pentavalente cheguem ao Departamento de Vigilância Epidemiológica a partir da terça-feira (20), quando equipes da pasta farão a distribuição da vacina para as unidades de saúde do município que contam com sala de vacinas.

Magda explica que a pentavalente deve ser aplicada em três doses para que ocorra a imunização contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Hib. Devem tomar a vacina bebês com dois meses (primeira dose), quatro meses (segunda dose) e seis meses (terceira dose).

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)