Foi escolhido nesta segunda-feira (12) o nome do Patrono da Unidade de Ensino Militar, modelo Tiradentes, que será implantado em Rondonópolis. O nome é uma homenagem ao falecido Major PM Ernestino Veríssimo da Silva.

Estiveram presentes na Assessoria Pedagógica do município de Rondonópolis, representantes da comunidade, professores, alunos, representantes da Polícia Militar, Secretária Municipal de Educação e o Vereador Subtenente Guinancio (PSDB).

De acordo com a Assessora pedagógica Isabel Paulina Gonçalves, alguns nomes foram apresentados, e após analise ficou decidido por unanimidade o nome do Major.

Ela afirmou ainda que unidade deve entrar em funcionamento neste 2º semestre em um prédio em frente ao Oratório Dom Bosco, no Parque Universitário. O local está recebendo algumas adaptações para funcionamento.

Biografia:

Brasileiro, nascido em 26 de fevereiro do ano de 1954 no município de Jaciara – Mato Grosso, filho de João Veríssimo da Silva e Leolina Alves da Silva, faleceu aos 22 dias do mês de maio de 2017, ainda jovem, com apenas 63 anos, porém muito bem vividos.

Major Veríssimo, filho de agricultores, trabalhou muitos anos na lavoura, até ingressar nas fileiras da Polícia Militar como soldado em 25 de Junho de 1975, conforme BI 117 do 1º BPM.

Sua carreira é referência na instituição. Foi promovido do posto de Soldado para agraduação de 3º Sargento na data de 21 de Abril do ano de 1981, posteriormente foi promovido a graduação de 2º Sargento na data de 21 de Abril do ano de 1987, promovido a graduação de 1º Sargento na data de 21 de Abril do ano de 1992, promovido a graduação de Sub Tenente na data de 25 de dezembro do ano de 1994. Na data de 05 de setembro do ano de 2002 foi promovido ao posto de 2º Tenente da Polícia Militar por ato de bravura, por ter atuado em uma ocorrência de seqüestro, onde foi responsável pela liberação de 11 (onze) reféns. Por este ato, passou a ser o primeiro Oficial PMMT a ostentar a Medalha Cruz de Bravura, tornando-se público na data de 20 de abril de 2004.

Foi promovida ao posto de 1º Tenente na data de 05 de setembro de 2004, promovido ao posto de Capitão na data de 05 de setembro de 2007, ao posto de Major QOA/PM na data de 05 de setembro de 2011.

Durante sua carreira comandou diversas unidades, como, 1º CIA. Vila Operária em Rondonópolis, 2ª CIA Salmen em Rondonópolis, COPOM de Rondonópolis, Pel. de Guiratinga, Pel.de Pedra Preta,Pelotão de Alto Garças, Pelotão de Poxoréo, Pelotão de Alto Araguaia, sendo também Chefe do Departamento de Marketing do 5º BPM e 4º Comando Regional de Rondonópolis e Adjunto do Serviço de inteligência do 5º BPM.

Dedicou a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso 37 anos, 05 meses e vinte dois dias de sua vida, recebendo como honrarias a medalha 10 anos de tempo de serviço, medalha 20 anos de tempo de serviço, medalha 30 anos de tempo de serviço, medalha de ouro da PMMT, medalha Cruz de Bravura, Comenda Marechal Rondon, Título de cidadão de Guiratinga, Título de cidadão de Rondonópolis e Título de Cidadão de Pedra Preta.

Realizou os cursos de Promotor de Polícia Comunitária, Curso de Habilitação de Oficial Especialista (CHOA-E) e Curso de Habilitação em Gestão de Secretariado (ETS).

Na vida pessoal foi um apaixonado pelos estudos, formou-se na graduação em teologia, por ter a fé como alicerce. Publicou um livro em vida e deixou 05 livros escritos, faltando apenas passar pelo processo de correção para publicação.

O Major Veríssimo casou-se no cartório na data de 05 de maio de 2007 com a Sra. Amália Pereira de Oliveira, porém já vivia em matrimônio com ela há mais de 10 anos. Pai de 03 filhos biológicos e 3 filhos adotivos e avô de 3 netos, criando todos os netos e os tratando como filhos.

Durante 5 anos e 4 meses prestou serviço na rádio comunitária de Guiratinga, onde apresentava o programa “Café com Veríssimo” sem receber qualquer tipo de remuneração.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)