Pais da Escola Municipal Alfredo de Castro Araújo, no bairro Maria Tereza, procuraram o vereador Rodrigo da Zaeli (PSDB) para reclamar do descaso em que a secretaria de Educação vem tratando as unidades de ensino da cidade. Segundo eles, muitas escolas não receberam cuidados antes da retomada das aulas e algumas ainda se encontram sem o quadro de funcionários preenchido. A fossa da escola caiu, formando um enorme buraco no pátio. O que, conforme explicaram, pode provocar um acidente grave na unidade.

“Olha o problemão que estamos enfrentando aqui, vereador. Já imaginou se uma de nossas crianças cai neste buraco? Vão esperar acontecer uma tragédia para resolverem o problema? As aulas mal começaram e, se não solucionado o problema, corre o risco de parar, porque qual o pai que deixa seu filho ir para um local que apresenta risco, como aqui”, indagou a mãe Yara Aparecida Luna.

Mas não foi só esta a reclamação feita pelos pais e diretores da unidade. Outro problema apresentado por eles refere-se aos uniformes. Eles alegam que, em reunião, a secretária teria proibido a confecção das peças para a venda nas unidades. Prática comum na rede de educação do município e, se regulamentado, a proibição deve prejudicar algumas unidades que já possuem exemplares prontos.

“Estamos há dois anos sem receber o uniforme e muitas unidades tem a iniciativa de fazê-los para os pais que têm interesse em comprá-los. Fizemos a mesma coisa, apresentamos aos pais a proposta e uma lista foi passada para colher a assinatura dos que tinham interesse. Somente a partir daí que faríamos os uniformes. Antes disso, houve um questionamento em uma reunião sobre a obrigatoriedade da compra deles e a secretária pediu que suspendêssemos o processo, não só a nossa unidade, mas todas. Mas, e quem já fez, vai ser prejudicado? Isso não é justo”, explicou a coordenadora da escola, Luziângela Pereira.

Na oportunidade, a coordenadora citou várias escolas que tem uniforme confeccionado pela unidade e o vereador foi in loco checar a informação. “De fato a confecção é uma prática da rede e pudemos verificar isso junto a outras unidades. O fato das escolas não receberem os uniformes dá a prerrogativa para que eles o façam por conta própria e sou favorável a isso. Quando o município não tem competência para fazer, dá a brecha para que os que têm o façam”, disse o vereador.

Outra situação citada pelos pais e diretores foi com relação a manutenção do espaço da escola. “Não fizeram a limpeza do pátio, do parquinho e nossos filhos estão sem educação física por causa deste problema. Fora isso, os condicionadores de ar estão sem funcionar, a fossa caiu e não tem material de consumo suficiente para atender as escolas. Até quando vamos passar por isso. Este ano tivemos que comprar, pela primeira vez, material para nossos filhos porque a rede não forneceu”, reclamou a mãe Maria da Conceição Souza.

A coordenadora endossou a fala da mãe e acrescentou que a escola recebe uma verba de R$ 755 reais mensais para que usar em casos emergenciais. “Todos estes problemas citados pela mãe são previsíveis, portanto não podem ser resolvidos usando esta verba. Já solicitamos a solução para estes problemas e a secretária fala que vai resolver, mas nunca resolve. Estamos trabalhando no limite”, desabafou a coordenadora da escola.

O vereador Rodrigo da Zaeli disse que vai até o prefeito para levar a situação e buscar solução para os problemas. “Vou ao prefeito para verificar estas demandas. Também porque cobrei dele uma atenção referente às auxiliares para acompanhar as crianças nas unidades e cheguei aqui a primeira coisa que me foi dito é que falta uma destas profissionais aqui, nesta unidade e o ideal é que isso não aconteça. Já é difícil para estes pais o dia a dia destas crianças, temos que facilitar este processo, ainda mais porque é lei”concluiu Zaeli.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)